sábado, 30 de novembro de 2013

Enquanto Isso, em Outra Parte do Cone Sul...

Imagem extraída de http://www.facebook.com/muro.seleccion.chilena

Na quarta-feira, postei um texto comentando as possibilidades de um argentino que atua no Brasil disputar a Copa do Mundo no próximo ano e conclui que as chances são muito pequenas.

Atletas uruguaios e chilenos, por outro lado, estão em alta e têm grandes chances de jogar a Copa de 2014 "em casa". Muitos atletas que são figurinhas carimbadas em suas seleções, como Forlán (Uruguai) e Valdívia (Chile) e devem, inclusive, ser titulares na Copa. Além disso, muitos garotos talentosos estão atuando em solo brasileiro, como Eduardo Vargas, Nicolás Lodeiro e Eugenio Mena. E eles vêm tendo chances com Óscar Tabárez e Jorge Sampaoli, mesmo com tantas opções disponíveis na Europa.

Pode ter a certeza de que muitos gringos vão se sentir em casa no próximo ano, e poderão contar com a simpatia do torcedor brasileiro, desde que, óbvio, não estejam enfrentando a Seleção Brasileira.


Imagem extraída do Facebook oficial de Diego Forlán-
http://www.facebook.com/DiegoForlanOficial

Diego Forlán (Internacional): o atacante uruguaio está em baixa no Inter, mas ele ainda é presença constante na Seleção Uruguaia e são grandes as chances dele jogar a Copa de 2014. E sua família tem identificação com o Brasil -seu pai, Pablo Forlán, foi jogador e ídolo do meu São Paulo. Atua como atacante e "falso nove".


Imagem extraída de http://www.facebook.com/sePalmeiras

Jorge Valdívia (Palmeiras): Valdívia viveu um período de muita inconsistência do Verdão desde o seu retorno em 2010, com lesões e desentendimentos no clube. Voltou a fazer boas exibições e aproveitou a oportunidade oferecida pelo treinador Jorge Sampaoli, que declarou que as portas da Seleção Chilena lhe estavam abertas novamente -o meia havia sido afastado pelo antecessor, Claudio Borghi. Habilidoso e driblador, sua presença é quase certa em 2014.
Sebastián Eguren (Palmeiras): o volante Eguren ainda não é titular absoluto no Verdão -a concorrência com Wesley e Márcio Araújo está pesada- mas eu duvido que ele esteja ausente na Copa de 2014. Ele sabe marcar, apoiar e é bom na bola parada.


Imagem extraída de http://www.facebook.com/VargasGremio

Eduardo Vargas (Grêmio): o atacante do Grêmio combina força física, explosão, técnica e finalização. É um atleta que pode ajudar tanto individualmente quanto coletivamente. Está emprestado pelo Napoli e não tem permanência certa no Brasil em 2014. O Santos tem interesse no jogador. Jogou duas vezes neste ano contra o Brasil, e nas duas voou em campo além de anotar um gol em cada partida.


Imagem extraída de http://www.facebook.com/BotafogoOficial

Nicolás Lodeiro (Botafogo): como o Uruguai tem muitos volantes e poucos meias criativos, Lodeiro deve ter presença garantida entre os titulares da Celeste. Ele sabe jogar bola e é bastante aplicado em campo.


Imagem extraída de http://www.facebook.com/EugenioMenaOfficial

Eugenio Mena (Santos): o lateral-esquerdo é uma das crias de Jorge Sampaoli, com quem trabalhou na Universidad de Chile. Vem sendo titular nas últimas partidas de sua seleção. No Santos, vem fazendo exibições discretas, mas deve evoluir nas próximas temporadas, com mais entrosamento e tempo de casa.

Outros:

Mauricio Victorino (Cruzeiro): o torcedor nem deve se lembrar dele, mas ele ainda joga pelo Cruzeiro. Disputou a Copa do Mundo de 2010 e a Copa América de 2011. Não teve convocações recentes pelo técnico Óscar Tabárez.

Marcos González (Flamengo): presença constante na Seleção Chilena, ele não é titular absoluto no Mengão.

Maxi Rodríguez (Grêmio): não confundir com o homônimo argentino mais famoso. Ele foi contratado no começo deste ano, não é titular absoluto, mas já deixou seu cartão de visita com dois gols sobre o Flamengo. Ele ainda é jovem (tem 23 anos) e é meio-campista, posição carente na Celeste. Dos atletas mencionados nesta resenha, Maxi é o único que nunca foi convocado pela seleção de seu país, mas pode aparecer nos próximos amistosos se a boa fase se mantiver...

Nenhum comentário:

Postar um comentário