terça-feira, 26 de novembro de 2013

Com a Bênção do Mestre

Imagem extraída do Facebook oficial do Ajax- http://www.facebook.com/afcajax

O Ajax derrotou o seu "irmão" Barcelona no Amsterdam Arena e mantem vivas as chances de classificação. Os holandeses anotaram 2x1 sobre os catalães -gols de Serero e Hoesen para o Ajax, e Xavi, de pênalti, descontou para o Barça.

Chamo os dois clubes de "irmãos" porque ambos compartilham do mesmo estilo de futebol. Ambos foram dirigidos pelo saudoso Rinus Michels (o criador do Totaal Voetbal) e pelo Mestre Cruyff (o inventor do Tiki-Taka). O atual treinador do Ajax, o ex-zagueiro Frank de Boer, foi atleta das duas equipes. O Ajax não tem mais o mesmo glamour e elegância do passado, mas a essência que o consagrou -toque de bola, mobilidade e trocas de posições- ainda está lá. E o clube de Amsterdã demonstrou isso ao superar o forte rival mesmo com um jogador a menos -o zagueiro Veltman foi expulso após cometer pênalti em Neymar, convertido por Xavi. O meu Barça, por sua vez, parece ter sentido o peso dos desfalques -Valdés, Dani Alves, Busquets, Jordi Alba e Messi- e não brilhou com a mesma intensidade.

O Barcelona tem 10 pontos e já está classificado para as oitavas-de-final, enquanto o Ajax (7) visita o Milan (8) na próxima rodada em confronto direto pela classificação.

Em Londres, o Arsenal derrotou o Marseille por 2x0 (dois gols de Wilshere), chegou aos 12 pontos e ficou muito próximo de se classificar -o Borussia e o Napoli têm 9 cada e ainda podem, matematicamente, eliminar os Gunners. No mesmo grupo, o meu Borussia Dortmund complicou o Napoli ao derrotar os italianos por 3x1 (gols de Reus, Kuba e Aubameyang, e Insigne descontou para os napolitanos).

O Atlético de Madrid, com 13 pontos, já está classificado e não pode mais ser alcançado na liderança pelos rivais. Os Colchoneros só empataram com o Zenit (6 pontos) na Rússia por 1x1 -Alderweireld (contra) e Adrián fizeram os gols. Pior para o Porto (5), que só empatou com Steaua Bucureşti e terá de derrotar o Atlético na próxima rodada no Vicente Calderón, além de torcer para os romenos vencerem o Zenit.

Amanhã, o Bayern München entra em campo contra o CSKA. Será que os bávaros confirmam sua hegemonia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário