sábado, 30 de novembro de 2013

Não Acabou

Acreditava-se de que o Campeonato Brasileiro 2013 havia acabado para o Clube Náutico Capibaribe. Com apenas 17 pontos em 36 jogos, o Timbu voltou "antecipadamente" à Série B e, aparentemente, só entraria em campo para cumprir tabela.

Um fato, no entanto, agitou os bastidores do clube pernambucano nesta semana. O volante Martinez e alguns jogadores alegaram atrasos nos salários de alguns atletas e ameaçaram não entrar em campo contra o Vasco no próximo domingo.

O presidente do clube, Paulo Wanderley, minimizou o episódio e acusou o meio-campista de forçar seus colegas a apoiar o protesto.

Mesmo com os desentendimentos, dirigentes e atletas chegaram a um acordo e os jogadores suspenderam a greve após a garantia de que as dívidas serão saldadas.

O movimento Bom Senso FC emitiu notas em sua página do Facebook, declarando apoio aos atletas do Timbu e oferecendo ajuda caso necessário.

Não podemos deixar de exaltar a atitude dos jogadores, que fizeram valer seu direito de revindicar e expor suas insatisfações.

O brasileiro aprendeu a manifestar e a revindicar. Provou em junho deste ano que pode mudar um país ao exteriorizar seu descontentamento. Não falo por mim porque eu não participei de corpo presente dos protestos.

Atletas como Alex e Raí, da mesma forma, criaram movimentos revindicando por um esporte mais justo. Ambos encorajaram atletas por todo o Brasil a exteriorizarem seus descontentamentos e a revindicar seus direitos.

Pelo que eu li nos links, houve, de fato, o atraso no salário e, diz a constituição que um trabalhador tem o direito de fazer greve caso não esteja sendo devidamente remunerado. Se assim for a verdade, Martinez e seus companheiros estavam cobertos de razão ao ameaçarem cruzar os braços, ainda que o Timbu nada tenha mais a disputar no Brasileirão 2013.

Que a atitude dos atletas do Náutico tenha servido de exemplo a outros jogadores.

Leia mais:

Globoesporte- Grupo do Náutico dá prazo à diretoria e ameaça não jogar contra o Vasco: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/nautico/noticia/2013/11/no-nautico-grupo-da-prazo-diretoria-e-ha-chance-de-greve-no-domingo.html

Globoesporte- Presidente acusa Martinez de coação e fala em banir jogador; capitão rebate: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/nautico/noticia/2013/11/presidente-acusa-capitao-de-ter-coagido-companheiros-no-nautico.html

Globoesporte- Atletas e diretores do Náutico entram em acordo e não haverá mais greve: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/nautico/noticia/2013/11/jogadores-e-diretoria-se-reunem-e-greve-perde-forca-no-nautico.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário