sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Macaca Valente

Imagem extraída de http://www.facebook.com/PontePretaOficial

Analisei os dois jogos da Ponte Preta contra o meu São Paulo e concluí que o Tricolor, nem de longe, jogou mal. O que torcedores mais exaltados e "corneteiros" não perceberam, no entanto, é que a Macaca foi superior nas duas partidas, marcando com eficiência e trabalhando melhor as jogadas. A famosa mania de nós brasileiros de "caçarmos bruxas" ao invés de valorizarmos o bom trabalho alheio. Méritos do treinador Jorginho, ex-lateral direito com passagens pelo Flamengo, Leverkusen e pelo próprio São Paulo. E, claro, pela Seleção Brasileira, conquistando o tetracampeonato em 1994.

A equipe campineira não dispõe dos recursos financeiros de seus adversários da Série A. Depende de contratações modestas ou de suas categorias de base. Me encanta ver a valentia de uma equipe considerada modesta fazer frente aos tradicionais São Paulo e Vélez Sarsfield na Copa Sulamericana.

A diretoria ponte-pretana, a meu ver, cometeu muitos equívocos ao trocar de treinador tantas vezes no decorrer do ano. A equipe teve o bom Guto Ferreira, depois o ex-volante Carpegiani e agora Jorginho. O ex-lateral faz um bom trabalho, mas acho que ele chegou tarde demais para salvar a equipe do rebaixamento. Se ele tivesse mais tempo ou se a diretoria oferecesse respaldo aos treinadores anteriores, tenho certeza que eles dariam padrão de jogo e entrosamento à equipe e a Macaca teria se salvado da Série B.

A Ponte enfrentará o Lanús nas finais da Sulameircana. Os argentinos não têm uma equipe tecnicamente brilhante, mas eles jogam no ataque e derrubaram a retranca do Libertad na outra semifinal. O atleta mais conhecido da equipe é o volante Leandro Somoza, ex-Boca Juniors.

Que a Ponte tenha sorte nas finais, vá à Libertadores 2014 e, com isso, ganhe um alento para, quem sabe, voltar aos seus dias de glória como nos anos 90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário