terça-feira, 26 de novembro de 2013

Felipão, Convoque o Walter

Imagem extraída de http://www.facebook.com/goiasec.oficial

Muita gente tem preconceito contra os gordinhos, sobretudo no meio esportivo. Estar gordo nos dias de hoje soa, para muitos, como desleixo com a saúde ou aparência, e também como falta de comprometimento com o clube. Isso sem falar que alguns acreditam que um atleta acima do peso possa ser um "mau exemplo" aos colegas.

Walter, no entanto, surpreende em campo mesmo estando acima do peso -segundo o site oficial do clube, ele está com 92kg. Passes precisos, faro de gol e habilidade para jogar próximo e também distante da área. Até mesmo o grande Tostão fez elogios ao atleta a despeito de seus quilinhos a mais. A título de curiosidade Walter tem a mesma idade de Alexandre Pato e Leandro Damião (todos nasceram em 1989), e os três foram revelados no Internacional de Porto Alegre na metade dos anos 2000, fazendo parde de uma mesma geração de atletas.

A grande maioria dos treinadores, no entanto, têm muito preconceito com atletas gordinhos, sobretudo em um cenário onde a condição física é muito valorizada.

O atleta já admitiu problemas com a balança, mas alega algumas dificuldades para emagrecer. Recentemente, ele teve problemas com as lesões e ficou de fora de algumas partidas, como os jogos válidos pelas semifinais da Copa do Brasil. Ademais, ele passou a ser muito visado pelos zagueiros e volantes adversários, dada a sua fama de goleador, o que tem dificultado suas partidas.

Acho que caberia aqui fazer uma comparação com Ronaldo: longe da forma física ideal e já em fim de carreira, o Fenômeno fez toda a diferença no Corinthians em 2009. Dribles, visão de jogo e boas finalizações, o atacante foi fundamental para as conquistas do Paulistão e da Copa do Brasil naquele ano. Muitos torcedores, empolgados, até pediam seu retorno à Seleção Brasileira.

Outro argumento favorável à convocação de Walter é justamente a falta de centroavantes de ofício na Seleção. Fred é bom finalizador, mas vive lesionado e ele não é muito de jogar afastado da área quando necessário. Damião e Pato são dribladores, mas estão em má fase e há meses não justificam a fama criada a respeito deles. Temos o irregular Jô, que alterna bons e maus momentos. E, por fim, há quem peça o "brocador" Hernane, que é um bom finalizador, mas não é muito técnico.

Acho que Felipão deveria deixar o estereótipos de lado e dar uma chance ao "gordinho" nos próximos amistosos. Ele pode estar acima do peso, mas sabe jogar bola. E mais um ponto a favor de Walter: ele já jogou com Oscar (no Inter) e com Hulk (no Porto). Não teria, portanto, nenhum problema em adquirir entrosamento com os companheiros.

Outro que também poderia receber chances é Diego Tardelli, do Galo. Ele também pode jogar mais próximo da área, como fazia no São Paulo em 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário