quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Valores

Imagem extraída de http://www.facebook.com/cruzeirooficial

Parabéns ao Cruzeiro, aos atletas e ao treinador Marcelo Oliveira pelo título conquistado ontem à noite no Barradão! E com todos os méritos e honras!

Não consigo conter a minha satisfação de ver um time brasileiro ser campeão jogando um futebol bonito e resgatando uma série de valores que perdemos em prol do horrível "futebol eficiente": o jogo coletivo, o toque de bola, a movimentação e, principalmente, a ofensividade. Raras vezes vi a Raposa abrir mão do ataque para segurar o jogo. Nada de recuar a equipe para segurar resultado, como tantos "professores" fazem pelo Brasil afora.

Grande parte deste mérito se deve ao treinador Marcelo Oliveira, que soube aproveitar o elenco que tinha a disposição e nos presenteou com esse belo futebol como há muito não se via. Nos últimos anos, acho que só o Santos (entre 2010 e 2012) e o atual Atlético Mineiro apresentaram algo agradável de se assistir. Pouco para um Campeonato Brasileiro disputado por vinte clubes e também para uma nação que se considera o "País do Futebol".

Dentre os atletas, gostaria de destacar alguns bons jogadores que desempenharam bem suas funções e agitaram as arquibancadas. O goleiro Fábio, o meia Éverton Ribeiro (que estava suspenso) e os atacantes Willian, Borges e Dagoberto. Eu, no entanto, concordo com Tostão e Caju que afirmaram que o forte da Raposa é o jogo coletivo. Cada jogador teve a sua contribuição, em menor ou maior grau, para a conquista do tricampeonato.

Espero que o título do Cruzeiro influencie os dirigentes e também os "professores" para que saiam dessa mesmice de encher os times de zagueiros e volantes. Não aguento mais ver as nossas equipes jogando um futebol que sacrifica a criatividade e a ofensividade em detrimento à "eficiência". Aliás, fico feliz em saber que os torcedores e críticos em geral também estão se conscientizando disso e enxergando como o nosso jogo está feio. Do jeito que a coisa anda, não teremos mais craques no Brasil e em 2032 nossos times só terão armários brucutus incapazes de executar um passe ou um drible.

Muito obrigado ao Cruzeiro, aos atletas e, principalmente, ao treinador Marcelo Oliveira pelo espetáculo! Que venham muitos como você para o bem de nosso futebol!

Nenhum comentário:

Postar um comentário