domingo, 1 de dezembro de 2013

Por Que Não Decola?

Imagem extraída do Facebook oficial de Aaron Ramsey-
http://www.facebook.com/aaronramsey

Uma das maiores frustrações do veterano Ryan Giggs é a de nunca ter disputado uma Copa do Mundo. Pudera, a Seleção do País de Gales disputou apenas uma Copa em todos os seus anos de existência, a de 1958. Como "prêmio de consolação", Giggs foi nomeado capitão da seleção da Grã-Bretanha nas Olimpíadas de 2012.

Vendo o bom desempenho dos atletas galeses, em especial o volante Aaron Ramsey (do Arsenal) e do meia Gareth Bale (do Real Madrid), eu me questiono: o que falta ao País de Gales para deixar de ser um azarão e disputar as grandes competições internacionais?

Ramsey está em uma fase assombrosa. Está marcando gols em praticamente todos os jogos, é participativo e sabe jogar bola. Ontem ele anotou dois dos três gols da vitória de 3x0 dos Gunners sobre o Cardiff City. Ironicamente, o Cardiff foi a equipe que revelou Ramsey para o mundo.

Gareth Bale transferiu-se do Tottenham para o Real Madrid nesta temporada pela assombrosa quantia de €100 milhões. O meia galês demorou um pouco para começar a jogar efetivamente, mas ele vai justificando o valor do investimento partida após partida. No jogo de ontem contra o Valladolid, Bale foi o nome da partida com três gols e uma assistência.

A grande maioria das seleções sequer têm craques. Possuem, no máximo, um ou dois bons jogadores e, mesmo assim, conseguem se classificar à Copa do Mundo. Acredito que pelo menos um dos dois atletas mencionados aqui seja um fora de série e, mesmo assim, a dupla de meio-campistas não consegue carregar a Seleção Galesa nas costas apesar de todo talento que possuem. Houve até quem ironizasse dizendo que Bale e Ramsey nasceram no "país errado" do Reino Unido...

O País de Gales tinha boas chances de chegar à Copa de 2014. Havia caído em uma chave sem equipes tradicionais -Bélgica, Croácia, Escócia, Macedônia e Sérvia- mas não foi páreo e terminou na vice-lanterna, apenas à frente da Macedônia.


Imagem extraída do Facebook oficial de Gareth Bale-
http://www.facebook.com/Bale

Ramsey e Bale ainda são jovens -têm 22 e 24 anos respectivamente. A dupla ainda terá bastante tempo para amadurecer e levar o País de Gales ao seu segundo mundial. Uma pena, no entanto, que este mundial não será no Brasil. Seria uma grande honra ver esses dois talentos desfilando em nossos gramados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário