quinta-feira, 4 de abril de 2013

A Verdadeira Face de Mourinho

Quem lê ou assiste às entrevistas de José Mourinho, técnico do Real Madrid, costuma ficar com raiva de sua  prepotência e de sua língua ferina. Mas Rivaldo, em entrevista ao extinto Jornal da Tarde, comentou que a arrogância do treinador português tem uma grande importância para o grupo: transferir a responsabilidade dos atletas para o treinador.

Explicando: em jogos decisivos, os jogadores sempre ficam ansiosos por causa a importância da partida e da pressão por resultados, seja esta vinda de dirigentes, torcedores ou da mídia em geral. No entanto, quando Mourinho toma a frente nas entrevistas e esbraveja aquelas palavras duras, ele está se portando como um líder e assumindo a responsabilidade que seria dirigida aos atletas. Com isso, a mídia raramente dá destaque às entrevistas concedidas por atletas e os holofotes ficam todos sobre o treinador. A postura "arrogante" de Mourinho seria, segundo Rivaldo, justamente uma maneira inteligente de tirar o peso sobre os ombros dos jogadores.

Faz muito sentido, afinal raramente vemos os atletas merengues perderem a cabeça mesmo em situações intensas, como estar perdendo em pleno Santiago Bernabéu. As suposições de que o elenco estaria dividido por causa das brigas entre "espanhóis" e "galácticos" foram totalmente rechaçadas quando a equipe demonstrou profissionalismo e empenho diante do Manchester United. Apesar de ser um time bastante faltoso, o Real impõe e mantem seu ritmo de jogo criando, marcando e correndo, alternando pressão e defesa. Não é um futebol bonito, há poucos jogadores habilidosos e/ou técnicos, como Cristiano Ronaldo, Özil, Di María, Benzema e Modric.

A postura de Mourinho pode não ser a mais gentil do mundo, mas as palavras de Rivaldo nos fazem refletir que a prepotência do lusitano esconde uma face inteligente e que preza pelo seu elenco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário