segunda-feira, 22 de abril de 2013

Chega de Preconceito!

Enquanto eu lia as reportagens a respeito do clássico italiano entre Juventus e Milan, fiquei profundamente enojado ao saber que alguns torcedores da Juve proferiram insultos racistas ao ganês Kevin-Prince Boateng. Não é a primeira vez que Prince recebe esse tipo de ofensa -no começo do ano, torcedores chamaram o atleta de "macaco" durante um amistoso e o jogador se retirou de campo em protesto.

Nojento. Não há outra palavra para definir o preconceito. Totalmente repugnante a atividade daqueles torcedores da Vecchia Signora.

Torcedores que praticam o racismo mostram, antes de tudo, uma profunda ingratidão aos seus atletas, já que praticamente todos os clubes do mundo contam com jogadores negros em seus elencos. A própria Juventus tem Paul Pogba, Nicolas Anelka e Kwadwo Asamoah. É muita hipocrisia por parte dos supostos torcedores praticarem esse tipo de discriminação contra Prince se há atletas negros no elenco.

É bom lembrar que muitos dos grandes jogadores de futebol -do presente e do passado- são ou eram negros. Garrincha, Pelé, Thierry Henry, Eto'o, Robinho, Ronaldinho Gaúcho e Drogba. E as outras modalidades também têm (ou tiveram) grandes esportista negros, como Usain Bolt, Lewis Hamilton, Tiger Woods, Michael Jordan, Serginho "Escadinha", Destinee Hooker, Janeth Arcain, as irmãs Venus e Serena Willians, entre outros. Quando você pratica o preconceito contra um atleta, estará ofendendo a todos eles.

Portanto, caros torcedores preconceituosos, procurem se informar mais a respeito do futebol no jornal antes de saírem xingando outro jogador de "macaco".

E ao caro Prince, não desista em sua luta contra o preconceito. Muitos jogadores já passaram pelo que você passou e tenho certeza que todos eles terão o grande prazer em ajudá-lo em sua campanha para abolir o racismo. E fica aqui registrado meu apoio contra essa doença chamada discriminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário