segunda-feira, 1 de abril de 2013

Dinheiro não Trará Ninguém de Volta

Seja você corinthiano ou não, vamos concordar com uma coisa: por mais que você tente compensar a família do garoto Kevin Espada, falecido no dia 20 de fevereiro de 2013, não poderá cumprir o maior desejo dos pais do torcedor que é ter o filho de volta.

O garoto boliviano foi morto após ter sido atingido por um sinalizador disparado por torcedores do Corinthians durante a partida entre San José e Corinthians, válido pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. Doze torcedores foram detidos pela polícia boliviana sob a acusação de terem sido detectados vestígios de pólvora em suas mãos e, desde então, eles se tornaram pivô de um impasse diplomático entre Brasil e Bolívia, sendo que cada país vem tomando o partido de seus conterrâneos. Da parte dos brasileiros, o Corinthians apelou até para o governo brasileiro buscando libertar os doze torcedores detidos, enquanto os torcedores do Corinthians entregaram um rapaz de 17 anos que afirma ser o autor do disparo que matou Kevin. Da parte dos bolivianos, a justiça de lá permanece irredutível e quer que os doze acusados permaneçam em Oruro até que o processo seja finalizado. Nada concluído até o momento, apenas trocas de acusações e de justificativas.

A CBF decidiu marcar um amistoso contra a Seleção da Bolívia para o próximo final de semana e ofereceu a renda do confronto para ajudar a família do finado torcedor. A intenção até pode ser boa, mas peço a todos vocês, sejam torcedores do Corinthians ou não: coloquem-se no lugar dos pais de Kevin. Como você sentiria se algum ente ou amigo próximo fosse morto? Infelizmente, o dinheiro arrecadado pela partida não pode trazer Kevin de volta. Servirá, no máximo, para tentar sensibilizar os bolivianos a serem mais razoáveis nas negociações com os brasileiros.

Não faço questão de julgar a culpa ou a inocência do rapaz que se entregou ou dos doze torcedores detidos. Não tenho os conhecimentos técnicos ou judiciais para julgar um crime. Mas faço um apelo a todos que tenham um pouco mais de sensibilidade e respeito com o finado garoto e com sua família. Não usem o caso para criarem anjos ou demônios. Esse tipo de atitude só servirá para fazer a ferida sangrar ainda mais. E, infelizmente, foi o sangue de um garoto que derramou desta ferida.

PS. Como são paulino, fica aqui registrado o meu repúdio aos torcedores do meu time que chamaram os jogadores do Corinhtians de "assassinos". O culpado pela morte de Kevin foi um torcedor ainda não identificado e não os jogadores. E antes de saírem criticando a torcida dos outros, olhem para o umbigo de vocês. Alguns torcedores do São Paulo depredaram vários estabelecimentos na Avenida Paulista em 2005 e, dez anos antes disso, cometeram uma barbárie em um jogo contra o Palmeiras. Por favor, tenham mais respeito e sensibilidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário