sexta-feira, 19 de abril de 2013

Semelhanças e Diferenças

Não perca na próxima terça-feira, dia 23 de abril, a "reedição da final da Euro 2008", com a "Seleção da Espanha" enfrentando a "Seleção da Alemanha" no Alianz Arena.

Tudo isso que eu falei parece um monte de bobagens, mas é inegável que o Barcelona e o Bayern München são as bases para as seleções da Espanha e da Alemanha, respectivamente.

O Barcelona já cedeu Piqué, Puyol, Alba, Busquets, Fàbregas, Xavi, Iniesta, Pedro e Villa para a Furia, isso só falando nos titulares -Valdés é reserva do capitão Casillas na seleção. O Bayern é representado na Mannschaft por Lahm, Badstuber, Schweinsteiger, Boateng, Neuer, Kroos e Müller.

Há outras coincidências entre os dois clubes: ambos investem pesadamente em suas categorias de base. Os clubes até fazem algumas contratações, mas a política de ambos é sempre dar chances aos garotos. Dos jogadores do Barça que eu citei, apenas Villa não foi revelado pela cantera do clube catalão, e dos atletas bávaros mencionados, apenas Boateng e Neuer não passaram pelas bases do Bayern. Os dois cluber também não esquecem seus antigos ídolos: ex-atletas dos dois times sempre têm chances de trabalharem como treinadores ou cartolas. No Barça, Andoni Zubizarreta e Guillermo Amor são dirigentes do clube e Josep Guardiola foi treinador do time entre 2008 e 2012. No Bayern, Paul Breitner, Franz Beckenbauer, Uli Hoeness e Karl Rummenigge são ou foram cartolas no clube bávaro, e o atual treinador, Jupp Heynckes, é ex-jogador da Seleção Alemã, embora nunca tenha jogado no time de Munique.

Se nos bastidores as semelhanças são muitas, o estilo das duas equipes é totalmente diferente: o Barça possui jogo mais cadenciado, com a bola no chão e jogadores de baixa força e estatura, compensada pela técnica. O Bayern dispõe de atletas maiores e mais fortes -mas não necessariamente truculentos- que jogam mais na velocidade, nas jogadas individuais e nas bolas aéreas. E os alemães verticalizam muito o jogo -não é incomum a presença dos laterais, dos volantes e do zagueiro Dante no campo de ataque. Mesmo os defensores bávaros têm boa presença de área, o que não é muito comum no Barça, que opta mais pela disciplina tática -exceto pelo lateral Daniel Alves.

Favoritismo? Como expliquei em outro post, o Bayern vive um momento bem melhor que o do Barça -a atual geração do time bávaro está no auge, enquanto o Barça está em um período de transição, com a vinda de muitos jogadores jovens -Alba, Sánchez, Fàbregas, Thiago Alcântara e Tello- além de um certo desgaste dos jogadores mais veteranos -Xavi, Puyol e Villa têm se lesionado com certa frequência, dando sinais que a hora de parar está chegando.

Gosto dos dois times, mas minha torcida é para o Barcelona, meu segundo time do coração (o primeiro é o São Paulo) e dono de um estilo que combina eficiência e elegância. Mas não ficarei chateado se a boa fase do Bayern prevalecer.

Que vença o melhor e chega logo, terça-feira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário