domingo, 28 de abril de 2013

Que Desânimo!

Depois daqueles dois espetáculos que o Bayern München e o Borussia Dortmund ofereceram durante a semana passada na Alemanha, acho que nunca mais verei o futebol brasileiro com os mesmos olhos.

Ontem, eu assisti ao clássico entre Santos e Palmeiras e fiquei extremamente desapontado como o Campeonato Paulista está nivelado por baixo. Jogadores bons como Cícero, Montillo e Henrique sendo obrigados a jogar bola como se estivessem na várzea. Será que não dava para os "professores" terem um pouco mais de ousadia e colocar os times no ataque e valorizar mais a posse da bola ao invés de deixar o time inteiro acuado contando com o erro do adversário?

O Palmeiras era o time que menos tinha a perder com a derrota ontem e, mesmo assim, o Gilson Kleina colocou o time inteiro atrás da linha da intermediária. E ainda escalou uma quantidade imensa de volantes. E o Muricy, que tem jogadores muito bons, transforma o Santos em um "escravo" do Neymar. Só lembrando que a joia santista não vai jogar a vida inteira pelo peixe e um dia ele vai ter de deixar a Vila Belmiro, seja para jogar na Europa, seja para se aposentar.

Nem estou animado para assistir às partidas de hoje. O Tite é outro que tem jogadores do nível razoável para bom e se preocupa mais com a marcação do que com a criação. E o Ney Franco, pelo jeito, não abre mão do Wellington e do Denílson. Eu trocava tranquilamente um dos dois por mais um meia e mandava o time valorizar a posse da bola.

Não me admira que o Felipão com sua mentalidade de que "volante goleador só fica bom na televisão" seja o treinador da nossa Seleção. Se todos os clubes do Brasil estão mais preocupados em não levar gols do que em fazê-los, não é surpresa que os cartolas de nossa confederação compartilhem da mesma filosofia.

Desculpem dizer, mas o nível do futebol brasileiro está muito ruim. O talento e a técnica estão sendo substituídos pela força, pela deslealdade e pela covardia. Não à toa, nós estamos na décima-nona posição no ranking da FIFA, enquanto a Espanha e a Alemanha estão no topo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário