sexta-feira, 19 de abril de 2013

Últimos Pedidos

Com o chaveamento para o mata-mata da Libertadores definido, tenho alguns pedidos aos "professores" e aos jogadores dos times brasileiros -Atlético, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Palmeiras e São Paulo.

1- RESPEITEM O ADVERSÁRIO- quando falo "respeitar" o adversário não me refiro àquele "respeito" de jogar como time pequeno contra o outro e ficar o tempo todo na retranca. Me refiro em não subestimar o adversário e nem fazer gracinhas em campo. E, claro, jogar sempre limpo praticando o fair play. Nada de dar brecha para uma advertência ou expulsão.

2- MANTENHAM A CALMA- certas equipes usam a catimba como arma e, quando perdem o jogo, partem para a ignorância. Vide caso Tigre no ano passado. Não caiam nessa. Mantenham a cabeça fria e joguem bola. Isso também vale caso vocês estejam em desvantagem no placar. Não é para se comportar como o Bayern fez contra o Arsenal na Champions deste ano. Alguns adversários costumam até apelar para insultos racistas, portanto, é necessário sangue-frio para não ser expulso e pôr tudo a perder. E nada de reclamar com o juiz. Mantenham a cabeça no jogo.

3- JOGUEM NO ATAQUE- você fez gol e vai recuar o time para não se expor a "riscos desnecessários", certo, "professor"? Errado! Quem fica com a bola dá o tom ao jogo, a menos que o adversário conheça um jeito de fazer gol sem a bola. Valorizem a posse de bola, troquem passes e criem oportunidades. Isso impede o adversário de jogar e ainda deixa o adversário encurralado. Você até poderá dar uma canseira nele (o adversário ficará o tempo todo correndo atrás da bola enquanto meu time troca passes) ou mesmo cavar uma expulsão, já que adversários costumam perder a cabeça quando não conseguem jogar...

4- ALTITUDE- ao invés de correr, o melhor é tocar a bola para não esgotar os atletas logo de cara. O ideal é preparar os jogadores, mandando-os viajar para os locais altos com antecedência (poupar os atletas nos estaduais, que não valem muita coisa, sejamos francos) ou fazê-los treinar em área com atmosfera controlada para simular a altitude (cilindros com gás oxigênio e gás nitrogênio são baratos, já que são feitos a partir do ar liquefeito). Também sugiro uma dieta para estimular a eritropoiese, com alimentos ricos em ferro, cianocobalamina, ácido fólico entre outros.

Vão por mim, pessoal. Vocês vão jogar muito melhor e ainda vão recuperar o respeito que o futebol brasileiro merece!

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário