segunda-feira, 29 de abril de 2013

O Time que eu Mandaria para a Copa das Confederações

Tenho certeza que tudo o que for postado aqui não terá nenhum valor para o Felipão, afinal quase todos os nossos treinadores recusam-se a dar ouvidos ao povo ou à imprensa quando são questionados pelos jogadores que eles convocam. O meu caso não será diferente, uma vez que o meu blog não tem a quantidade de acessos das páginas da Globo ou da ESPN. E o Felipão não abre mão das suas convicções de que é mais importante evitar os gols do que fazê-los.

Ainda assim, vou postar aqui minhas sugestões para melhorarmos a qualidade do nosso futebol. Quem sabe, mais algum amante do futebol-arte lê isto aqui e me ajuda a fazer barulho para que o Brasil volte a ser respeitado.

GOLEIROS: Cavalieri (Fluminense), Jefferson (Botafogo) e Diego Alves (Valencia)- Cássio estaria nesta lista, mas suas constantes lesões e algumas falhas que ele cometeu em alguns jogos menores (provavelmente em decorrência destas lesões) me fazem desconfiar do corinthiano. Voto em Cavalieri como titular pelo seu bom desempenho nos últimos meses. Jefferson também voltou aos seus dias de glória no Fogão depois de um 2012 irregular. E Diego Alves viria para ganhar experiência -ele tem futuro, apesar da irregularidade.

LATERAIS: Dani Alves (Barcelona), Filipe Luis (Atletico de Madrid), Marcos Rocha (Atlético Mineiro) e Carlinhos (Fluminense)- Marcelo (Real Madrid) está machucado e, provavelmente, estará sem ritmo para a Copa das Confederações. Dani Alves recupera minha confiança após resgatar sua boa forma nesta temporada e Filipe Luis está em boa fase. Eles seriam meus titulares. Marcos Rocha e Carlinhos são jovens e talentosos. Vale apostar neles.

ZAGUEIROS: Dante (Bayern München), Thiago Silva (Paris Saint-Germain), Réver (Atlético-MG) e David Luiz (Chelsea)- Dante merece ficar com a vaga de David Luiz. O zagueiro do Bayern está numa fase espetacular e, ainda por cima, participa do jogo não se restringindo à marcação. O "Monstro" Thiago Silva ainda é o melhor zagueiro brasileiro em atividade e um dos melhores do mundo. Réver também está em boa fase e também participa do jogo e David Luiz ainda apresenta a mesma regularidade no Chelsea, mas ele está abaixo de Dante atualmente.

VOLANTES: Hernanes (Lazio), Ramires (Chelsea) e Paulinho (Corinthians)- já deixo claro que volante meu precisaria participar do jogo e não ficar só restrito a dar carrinho. Hernanes seria minha principal escolha, por marcar e criar com a mesma eficiência. Ramires possui as mesmas características e Paulinho está em boa fase.

MEIAS: Lucas (PSG), Oscar (Chelsea), Bernard (Atlético-MG), Ganso (São Paulo) e Jadson (São Paulo)-  o meu meio-de-campo titular teria Oscar (talentoso) e Jadson (está em boa fase). Em um esquema de três atacante, dois meias mais fixos cadenciando as jogadas seriam o motor do nosso ataque. Alternativamente, poderia armar o meio-de campo com Oscar fixo e centralizado e Bernard e Lucas abertos com liberdade para subir. Eu estou levando Ganso porque eu tenho certeza que ele e Neymar juntos já valem por meio time. Lamento que Renato Augusto (Corinthians) esteja machucado e Willian (Anzhi) esteja "escondido" na Rússia: sou fã dos dois atletas.

ATACANTES: Ronaldinho (Atlético-MG), Pato (Corithians), Neymar (Santos), Jonas (Valencia) e Osvaldo (São Paulo)- se Fred estiver recuperado, eu sacaria Osvaldo e convocaria o atleta do Flu. Meu esquema teria Ronaldinho (pela direita), Pato (centralizado) e Neymar (pela esquerda). Jonas está muito bem no Valencia e ele pode jogar centralizado ou aberto pelas pontas. Osvaldo está em boa fase.

ESQUEMAS:

4-3-3- Cavalieri, Dani Alves, Dante, Thiago Silva, Filipe Luis, Oscar, Hernanes, Jadson (Ganso), Ronaldinho, Pato e Neymar. Este esquema é, na verdade, um 2-3-2-3 para distribuir os atletas pelo campo e possibilitar trocas de passes, além de favorecer o ataque. Baseado no Barcelona de Pep Guardiola.

4-4-2- Cavalieri, Dani Alves, Dante, T. Silva, F. Luis, Hernanes, Lucas, Oscar, Bernard, Jonas (Neymar) e Pato. Este esquema pode se transformar em um 3-3-4 (adiantando os laterais e os dois alas e recuando Hernanes), sendo muito útil para pressionar equipes que tentarem fazer "ônibus" contra o Brasil.

4-2-3-1- Cavalieri, Dani Alves, Dante, T. Silva, F. Luis, Hernanes, Ramires, Lucas, Oscar, Bernard e Pato. Este esquema não é o meu favorito, mas é perfeito para tirar proveito da mobilidade e velocidade dos volantes e dos laterais. Baseado no Bayern München de Jupp Heynckes.

4-1-4-1- Cavalieri, Dani Alves, Dante, T. Silva, F. Luis, Hernanes, Lucas, Jadson, Oscar, Bernard e Pato. Este esquema foi utilizado por Diego Simeone no Atletico de Madrid e engoliu o Chelsea do Di Matteo em 2012. Facilita as trocas de passes e ainda permite roubar a bola no campo de ataque com eficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário