domingo, 21 de abril de 2013

O Único Time "Raçudo" que eu Gosto

Quais são os meus times preferidos? Aqui no Brasil, gosto do São Paulo, do Santos e do Atlético Mineiro. Lá fora, eu gosto do Barça, do Borussia Dortmund, do Valencia, do Atletico de Madrid, do Athletic Bilbao, do Bayern München, do Arsenal e da Universidad de Chile. E das seleções, eu aprecio a Alemanha, a Espanha, a Argentina, a Colômbia, o Chile e, um pouquinho, a França e a Croácia. O que esses times tem em comum? Todas jogam no ataque e a maioria valoriza a posse da bola, com a exceção da Croácia (que ainda precisa aprender a tocar mais a bola, apesar de ter um bom meio-de-campo, com Raktic, Modric e Perisic) e a França (que, dependendo do adversário, eles recuam demais o time).

Há também times que não jogam um futebol bonito, mas eu torço porque eu simpatizo com essas equipes. E a principal delas é a Seleção do Uruguai.

O Uruguai já foi uma grande seleção no passado -a Celeste Olímpica foi campeã nas Copas de 1930 e 1950, além de ter ganhado a Copa América 15 vezes e os Jogos Olímpicos duas vezes, recebendo assim o apelido. A Celeste, no entanto, nunca foi conhecida pelos seus jogadores habilidosos, atuando muito mais na raça e na vontade do que na técnica. E há detratores que consideram o Uruguai como uma seleção desleal por causa do excesso de faltas.

Os únicos jogadores realmente bons do Uruguai são os atacantes Cavani e Suárez. Os dois têm habilidade e sempre fazem boas jogadas individuais, além de terem qualidade no passe. Diego Forlán também é bom jogador, mas não vem mais rendendo como na Copa de 2010. E gosto um pouco do jovem meia Lodeiro do Botafogo, que vem fazendo boas participações no Fogão. O resto do time é mais conhecido pela marcação do que pela habilidade com a bola.

- "E por que você gosta tanto do Uruguai"?

Primeiro motivo é porque o meu São Paulo tem uma grande proximidade do Uruguai. Quatro atletas daquele país foram ídolos no Tricolor: Pedro Rocha, Pablo Forlán (pai de Diego Forlán), Darío Pereyra e Diego Lugano. O time do Morumbi até fez uma homenagem aos quatro atletas no ano passado com camisas azuis celestes.

O segundo motivo é que considero o Uruguai uma seleção carismática, que compensa a pouca técnica com amor à camisa. É incrível como mesmo atuando na Europa e tão distantes de seu país natal, os atletas não esquecem suas origens e jogam com uma dedicação ímpar. Eu que não gosto de futebol de força me impressiono com a garra uruguaia.

Vale ainda mencionar que o Uruguai tem uma camisa lindíssima, uma das mais bonitas da América do Sul. E, pelo jeito, não é só eu que pensa assim, os uniformes da Seleção Uruguaia são MUITO difíceis de comprar aqui no Brasil. E, quando são encontrados, vendem como água no deserto.

Não aprecio a Seleção do Uruguai pela técnica, mas sim pela simpatia que aquele time desperta no espectador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário