sexta-feira, 5 de abril de 2013

Se o São Paulo Quiser os Títulos, Terá de Saber Investir

Ainda não é o fim do mundo, mas o São Paulo ficou em uma situação muito complicada com a derrota diante do The Strongest ontem na altitude. A vitória já era bastante improvável, dada a falta de planejamento para lidar com o ar rarefeito de La Paz e o Tricolor jogou melhor, mas finalizou mal e perdeu muitos gols.

A meu ver, a diretoria Tricolor NÃO precisa fazer muitas mudanças no elenco em caso de eliminação. Vocês podem achar que eu fiquei louco, mas e já expliquei em outros posts que montar um time leva tempo. O São Paulo já tem uma base montada e entrosada, com a licença de algum atletas que efetivamente foram incorporados neste ano ao elenco, como Ganso e Cañete, bem como aqueles que foram contratados neste ano, como Wallyson, Aloísio e Lúcio. E o Ney Franco faz um bom trabalho, apesar dos defeitos que eu apontei em outros posts.

O que a diretoria precisa fazer é resistir às pressões imediatistas de torcedores e outros cartolas que querem soluções "para ontem". Até hoje não conheci nenhum time que foi campeão trocando de técnico a cada seis meses. Nenhum mesmo.

Deve haver uma continuidade do trabalho para que o grupo continue evoluindo. O título ganho na Sulamericana no ano passado mostra que a equipe tem potencial de fato. Agora, é transformar o potencial em resultados. Critiquei o trabalho do Ney Franco, mas em hipótese alguma pedi sua demissão. Ele tem que ficar. E é bom saber o porquê da grama do vizinho ser mais verde: o Corinthians foi eliminado em 2011 diante do Deportes Tolima, mas a diretoria resistiu à pressão e colheu os frutos. Já falei isso dezena de vezes em outros posts.

Portanto, diretoria, não mexa no elenco, independente do time ser eliminado ou não. Deixe a equipe aprender com os erros e eles darão bons retornos em 2014. Ou então, tragam logo o Arsène Wenger ou o Jürgen Klopp, que montam bons elencos todo final de temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário