quinta-feira, 18 de abril de 2013

Muda Alguma Coisa?

Passada a "ressaca" da classificação do São Paulo, comecei a pensar o quanto a surpreendente vitória de ontem do Tricolor poderia mudar alguma perspectiva para a Libertadores deste ano.

Minha sincera opinião: não.

O jogo de ontem, a meu ver, foi apenas um balde de água fria na boa fase do Atletico e nada mais. O Galo, claro, pretendia eliminar o São Paulo. Não por escárnio, como alguns torcedores mais ofendidinhos saíram dizendo, mas por cautela. Não se subestima uma equipe que venceu a competição três vezes e o jogo de ontem mostrou isso. Porém, os alvinegros não tinham muito a perder com a partida de ontem, o primeiro lugar geral já estava garantido.

Os mineiros, ao meu ver, ainda são os grandes favoritos, contando com um futebol dinâmico, vertical e criativo, além de bons jogadores -Victor, Tardelli, Réver, Bernard, Marcos Rocha e Ronaldinho Gaúcho. A derrota de ontem -ainda- não pode ser considerada o início da decadência do Galo. Fica apenas a preocupação em relação ao azar do técnico Alexi Stival, o Cuca. O treinador paranaense tem, como sina, montar equipes que largam muito bem no começo do ano, mas que perdem o gás na metade da competição. Como torcedor, até gostaria que isso acontecesse, mas como admirador do futebol-arte, estou esperando que o Atlético absorva a derrota e leve o seu primeiro título este ano. Aliás, Cuca, eu gostaria que você colocasse menos volantes em campo. Ontem tivemos Pierre, Donizete e Richarlyson -esse último, improvisado na esquerda- jogando juntos. Eles e o Leonardo Silva fazem muitas faltas pro meu gosto.

O Tricolor precisa conter a empolgação. O jogo de ontem foi uma boa vitória, mas, assim como a derrota do Galo não significa necessariamente uma decadência do Atlético, o triunfo do São Paulo não significa que o time superou seus problemas e que vai engrenar. O resultado deu tranquilidade, é verdade, mas ainda há muito a ser feito. O time paulista precisa manter a humildade -no bom sentido- e continuar fiel ao seu estilo de jogo com trocas de passes. Gostaria de pedir ao técnico Ney Franco mais chances para o Cañete nos jogos menos importantes. Ele é um bom meia e precisa ganhar ritmo de jogo. Seu desempenho está irregular porque ele ficou muito tempo parado e ele praticamente está fazendo sua primeira temporada em 2013.

Independente de tudo o que eu escrevi, São Paulo e Atlético estão de parabéns -o Tricolor pela vitória e o Galo pela campanha. Pena que um deles irá deixar a competição na próxima rodada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário