quinta-feira, 28 de março de 2013

A Punição Fez Bem ao Fabuloso

Muita gente sempre pergunta o porquê de "tamanha implicação" com o Luis Fabiano. E eu respondo: o Luis Fabiano é um bom centroavante, mas antes de tudo, ele é um jogador importante e um líder dentro do grupo, dada a sua idade e a importância que ele teve (e tem!) na história da entidade São Paulo Futebol Clube. E, como eu disse em dois posts, um líder deve passar coisas boas aos seus seguidores, e não demonstrar infantilidade. Foi o que ele demonstrou durante vários momentos, como aquelas expulsões contra o Tigre e contra o Arsenal de Sarandí.

A punição imposta pela Conmebol foi aquilo que os dirigentes do clube e o técnico Ney Franco se omitiram em fazer. Como o "professor" e os dirigentes passavam a mão na cabeça do jogador ao invés de adverti-lo pelos seus atos, era óbvio que uma hora a bomba iria explodir. E explodiu da pior maneira possível. A punição tirou o Fabuloso de quatro jogos da Libertadores e ainda abalou o atleta psicologicamente. Pudemos notar claramente isso durante as partidas contra o São Bernardo e contra o Paulista de Jundiaí.

O que os dirigentes e o "professor" faziam ao atleta era mimá-lo e dar respaldo aos seus atos infantis. Contudo, isso fez com que Luis Fabiano se esquecesse de que ele não estava acima do bem e do mal e que um dia todos os seus feitos poderiam se voltar contra ele. Foi o que aconteceu. E o Fabuloso, como já disse anteriormente, já é adulto, é experiente. Tem passagens vitoriosas pelo Porto, Sevilla e Seleção Brasileira. Ele tem 32 anos e é pai de uma menina. Uma pessoa com a vivência que tem o Fabuloso não pode mais agir como se fosse um moleque de 13 anos. Não condiz com a bagagem e com a idade dele.

Nota-se, no entanto, que a punição atingiu o jogador exatamente onde deveria. Com a suspensão, Luis Fabiano passou a policiar mais os seus atos, cometeu menos faltas, esbravejou menos em campo e passou a evitar os microfones para evitar que ele dissesse algo que pudesse ser usado contra ele. E a sua produtividade em campo melhorou muito. Ele marcou gols em quase todos os jogos desde a fatídica partida contra os argentinos em Sarandí.

Como torcedor, fico triste em saber que um atleta importante como ele tenha que nos desfalcar por quatro jogos. Como ser humano, no entanto, fico satisfeito em saber que a punição surtiu o efeito necessário e fez com que o jogador pensasse e policiasse suas ações.

Não é fácil ser adulto, Luis Fabiano. Perdemos nossa inocência e ganhamos responsabilidades. Parabéns por ter compreendido o porquê de você estar sendo punido e ter melhorado suas atitudes em campo em decorrência disto. Seu clube, seus colegas, seus torcedores e sua família agradecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário