domingo, 31 de março de 2013

Reformando o Palmeiras

Eu já dediquei um post à torcida alviverde pedindo que os torcedores tenham paciência, pois o Palmeiras acabou de cair para a Série B e está passando por um momento de transição. Será necessária muita tranquilidade para que dirigentes, comissão técnica e jogadores consigam reerguer o Verdão.

Não tenho experiência com administração, mas tenho aqui algumas idéias que o Sr. Paulo Nobre e seus subordinados poderão utilizar para recolocar o Palestra nos trilhos, a curto e a longo prazo.

1- Trazer jogadores identificados com o Palmeiras: pode parecer loucura da minha parte, mas eu faria um grande esforço para trazer Rivaldo e Alex Cabeção de volta ao Palestra. Os dois ainda estão em grande forma física e têm conquistas importantes com a camisa do Verdão. Além disso, os dois ainda têm muita qualidade física e técnica apesar da idade. Óbvio que o ideal é não colocá-los para correr demais e deixá-los próximos da área trocando passes como os grandes maestros da atualidade -Xavi, Iniesta, Götze, Thomas Müller- fazem. Os atacantes agradeceriam. Ah, sim! Obviamente, os dois seriam capitão e vice-capitão da equipe, respectivamente, pois são jogadores disciplinados e têm muita coisa boa para ensinar à garotada. Seriam dois líderes naturais do elenco.

2- Treinador: eu sou contra a demissão do Gilson Kleina por motivos já explicados, mas gostaria de trazer um treinador que tivesse identificação com o clube. Seria desejável também que o treinador fizesse a equipe jogar bonito e no ataque, utilizando os meias para valorizar a posse de bola. O ideal seria trazer Jorginho de volta, mas acho que Francisco Arce serviria por sua história no clube.. Émerson Leão também seria uma boa por sua história no Verdão, mas o ex-goleiro da Seleção sofre rejeição pela sua personalidade forte...

3- Categorias de base: eu acabaria com essa política do "bom e barato" e voltaria a investir nas bases. O Palmeiras não tem NENHUM garoto para preencher os vazios no banco de reservas e , ainda por cima, mandaram o Narcisio, que fez um bom trabalho neste ano, embora. Injustiça. Investir nos garotos é sempre garantia de lucro para o clube e ainda eles raramente ficam incomodados com a reserva. As bases do Palmeiras só revelaram Vagner Love e alguns goleiros nos últimos anos. E olha que o Verdão já foi conhecido pelo nome de "Academia de Futebol" pela qualidade do futebol que jogava.

4- Resolver os conflitos: sabemos muito bem que a situação política do Verdão é caótica por causa dos constantes desentendimentos entre as chapas de situação e oposição. Os dirigentes precisam se conscientizar de que quem perde com os conflitos é o próprio clube. Eu já falei em outro post que é preciso deixar o ego e o emocional de lado e agir com a cabeça para gerir um clube. Ainda em conflitos, é necessário resolver os problemas do elenco, como é o caso de Valdívia. Um jogador insatisfeito contamina o elenco e acaba com o trabalho de equipe.

5- Torcida: as agressões, como as ocorridas com Fernando Prass, Vagner Love e João Vítor têm de parar, ou cada vez menos gente virá para o Palmeiras. Além disso, o elenco precisa de tranquilidade. Ou você acha que os atletas estão felizes com rebaixamento?

6- Reforços: acho que o Verdão poderia buscar alguns reforços no Chile, Uruguai, Argentina, Colômbia e afins. Os jogadores não costumam ser caros para os padrões brasileiros e eles têm qualidade. Sugestões: Toselli (goleiro), Charles Aranguiz (volante/meia), Ledesma (meia), Scocco (atacante), Lisandro López (zagueiro), entre outros. É bom ficar de olho na Libertadores, pois há jogadores de qualidade no Boca Júniors, Arsenal de Sarandí, Universidad de Chile, Huachipato, ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário