quinta-feira, 14 de março de 2013

Por que o Corinthians deu Certo?

Os clubes brasileiros, principalmente os paulistas, poderiam deixar um pouco o orgulho de lado e dar uma olhada como o Sport Club Corinthians Paulista melhorou, de 2008 pra cá.

O Timão, outrora afundado em uma crise interminável, deu a volta por cima e retornou ao seu lugar de respeito, graças a uma série de fatores: restauração da democracia no estatuto do clube, investimento em marketing, contratação de bons jogadores e estabilidade ao treinador. Este último fator, aliás, eu acredito que foi decisivo para que o Coringão pudesse ser campeão da Libertadores e também do Mundial Interclubes da FIFA. Que time que troca de treinador doze vezes por ano consegue montar um time e dar padrão de jogo à equipe? Vale lembrar que Tite balançou muito no cargo até chegar aqui, principalmente após a eliminação da Libertadores em 2011. Pelos torcedores mais passionais, a cabeça dele já teria rolado desde 2010, após a perda do título do Brasileirão daquele ano.

O grande problema dos clubes brasileiros é o imediatismo dos resultados. Ninguém quer fazer investimentos a longo prazo, todo mundo quer resultados "pra ontem". Some isso a alguns torcedores que saem por aí agredindo jogadores e treinadores e depredando estabelecimentos porque "o jogador/treinador não está rendendo o esperado" ou porque "a diretoria é culpada pelo mau momento do time". Não é com o coração que se faz um time campeão e sim com a cabeça.

O Corinthians teve um 2012 mágico porque os dirigentes souberam resistir à pressão do imediatismo e asseguraram Tite no cargo, mesmo nos momentos ruins. O Timão passou 2010 em branco e navegou por águas muito agitadas em 2011. O título Brasileiro do ano retrasado foi o primeiro fruto gerado por este investimento.

Como nada é perfeito, eu gostaria que o Corinthians melhorasse em dois aspectos. Primeiro, falta mais investimento nas categorias de base. O Timão sempre revelou grandes jogadores, como o consagrado Walter Casagrande Jr. e o Willian. Gostaria que a "fonte" continuasse jorrando mais craques do meio-campo pra frente, e não apenas zagueiros. E, segundo, gostaria que o sr. Adenor Leonardo Bacchi fosse um pouco mais ousado e botasse o time pra jogar mais no ataque. A equipe melhorou muito de dois anos pra cá, principalmente com as vindas de Renato Augusto e Alexandre Pato. Os dois sabem jogar bola muito bem, mas ainda falta criatividade no meio-de-campo.

E aí, torcedores que pediram a saída de Tite em fevereiro de 2011? Não valeu a pena esperar? O que teria acontecido se Tite tivesse deixado o clube há dois anos atrás?

Nenhum comentário:

Postar um comentário