domingo, 17 de março de 2013

Ainda não é Hora de Demitir o Ney Franco

O São Paulo não está bem e o Ney Franco vem fazendo um trabalho apenas regular. Isso é fato.

Mas demiti-lo apenas porque o time vem fazendo uma sequencia ruim só mostraria o amadorismo da diretoria são paulina.

Eu já postei que leva tempo para um treinador montar e entrosar um time. Da mesma forma, leva algum tempo para um jogador recém-chegado se acertar no time. Ou você acha que o Jadson e o Osvaldo foram elogiados logo de cara? O Lucas também levou muitos meses para jogar no nível em que ele está hoje.

Não dá pra esperar, portanto, que Ganso e Lúcio -que são os jogadores mais cobrados pela torcida- entrem no time detonando. Talvez sejam necessários meses de entrosamento e muitas batalhas serão perdidas nesse processo.

O Ney Franco não está bem. Ele teima em adotar esquemas cautelosos contra times fracos, não pune os jogadores que fazem coisas erradas em campo (Luis Fabiano e Denílson) e não controla a ansiedade do time.

Mas vamos pensar um pouco: o Ney Franco deu fim a um incômodo jejum de quatro anos sem títulos para o São Paulo. O Ney também fez muito bem em dar continuidade ao bom trabalho que o técnico Emerson Leão vinha fazendo -valorização da posse de bola, meio-campo mais criativo do que defensivo e trocas de passe. E, de novo, o treinador precisa de algum tempo para acertar o time de novo, para acomodar os reforços e repor os jogadores perdidos na última janela de transferência.

Minhas sugestões? Mudar o esquema para 4-1-2-3 ou 4-1-3-2, para tentar marcar no campo de ataque mesmo e pressionar o adversário. Nessas formações, o time precisa correr menos e fica mais fácil acertar os passes. Meu meio-de-campo teria Jadson, Wellinton e Ganso (e Cañete, caso fosse adotado o segundo esquema). Lúcio, Fabiano e Denílson iriam ficar de fora do meu time por uns tempos até que aprendessem a jogar sem tomar cartões tão infantis.

Portanto, caro torcedor, tenha paciência e trade de apoiar o seu time. Momentos de crise são os momentos em que o time realmente precisa de apoio. Ou vocês só trocem quando o São Paulo está bem na fita?

Nenhum comentário:

Postar um comentário