terça-feira, 26 de março de 2013

Mais uma Aula de Futebol da Espanha

Tenho uma certa vontade de rir de alguns autores que descreveram uma suposta "crise" na Seleção Espanhola, afinal muitos sites deitaram e rolaram com o empate da Espanha com a Finlândia na semana passada. Mas diz o ditado, "quem ri por último, ri melhor".

A Espanha, mais uma vez, foi fiel ao seu estilo de posse de bola, trocando muitos passes e sempre criando muitas oportunidades. O técnico francês, Didier Deschamps, tentou, pra variar, usar o método "Di Matteo", com duas linhas de quatro no campo de defesa para dificultar as trocas de passes e tentar explorar contra-ataques rápidos pelas laterais. De fato, Jallet, Evra, Ribéry e Valbuena foram bastante acionados, sempre buscando Benzema na área, após tomar a bola dos espanhóis.

Porém, a França aceitou a marcação espanhola. O técnico Vicente Del Bosque adiantou os seus defensores e utilizou o "antídoto" contra o "ônibus", tomando a bola no próprio campo de ataque.

O resultado foi justo, com um gol marcado por Pedro, mas poderia ser ainda mais se Xavi, Iniesta e o próprio Pedro não tivessem perdido algumas bolas na cara do gol. E, mesmo com a vantagem, Del Bosque colocou mais três meias ofensivos -Jesús Navas, Fàbregas e Juan Mata- para continuar pressionando e valorizando a posse de bola. Já a França... Bem, após um primeiro tempo bom, o time perdeu a cabeça após sofrer o gol de Pedro e começou a apelar para as faltas. Pogba foi expulso, mas acho que Cabaye bem que poderia ter se juntado a ele. O jogador do Newcastle bateu demais no jogo. Deschamps também poderia ter ter feito a Espanha provar de seu próprio remédio, pois não faltavam jogadores habilidosos e/ou técnicos no elenco, como Ribéry, Ménez, Giroud e Benzema, mas, pelo jeito, ele ficou com medo da Furia e pagou o preço.

Ainda assim, espero que ambas as seleções se classifiquem. Ambas têm craques e ambas jogam um bom futebol. Porém, agora a França dificilmente conseguirá escapar da repescagem, já que esta era a melhor chance dos Bleus de tirarem pontos da Roja. É bom o Deschamps caprichar na oração...

Nenhum comentário:

Postar um comentário