quinta-feira, 14 de março de 2013

O Brasil Precisa Melhorar Muito

Eu acho os critérios para a elaboração desse ranking da FIFA muito duvidosos, mas eu concordo que a Espanha merece estar na primeira colocação e que o Brasil merece estar nessa vergonhosa décima oitava posição.

É incrível como o nosso futebol regrediu. Driblar e trocar passes tornou-se um crime, enquanto dar carrinho e trombada virou motivo de delírio para os torcedores. Vide os casos de Neymar e Kerlon, que foram agredidos porque saíram driblando e os jogadores do time adversário entenderam como provocação. Vê se pode... E os "professores", com raríssimas exceções, só sabem armar ferrolhos pra não levar gols e consideram um empate um bom resultado.

Enquanto isso, a Furia está cada vez melhor, mostrando que não depende mais tanto dos sul-americanos, como há algumas décadas atrás. Bons jogadores, como Iniesta, Xavi, Juan Mata, Xabi Alonso e Casillas mostram que o futebol espanhol tem luz própria, com trocas de passe, visão de jogo, valorização da posse de bola e jogo coletivo. É só ver quantos times espanhóis estão classificados na Champions e quantos jogadores que atuam no futebol espanhol foram eleitos como melhores do mundo nos últimos anos.

Nós poderíamos ter um pouco mais de humildade e abrir mão de sermos o "país do futebol" e aprendermos com os outros países. Não só com a Espanha, mas também a Alemanha, a Argentina, o Chile, a Colômbia, o México, ... Todos estes países melhoraram muito a qualidade de seu futebol e estão dando um show de organização e jogo coletivo em campo. Nada de chutões ou de rifar a bola. Todo mundo joga, desde o goleiro até o último atacante.

Portanto, é bom os nossos queridos cartolas, treinadores e jogadores abrirem os olhos e deixarem um pouco a soberba de lado para renovarmos um pouco nosso futebol. Ou o país do futebol continuará sendo a Espanha por muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário