segunda-feira, 25 de março de 2013

Dunga de Volta?! Menos!

Tudo bem que o torcedor brasileiro é impaciente por resultados mas, dentre os pedidos da imprensa e da torcida, um me surpreendeu: há pessoas pedindo Dunga de volta ao comando da Seleção. Mas, Dunga?!

Não nego que em termos de produtividade, Dunga foi superior ao Mano Menezes e ao Felipão (até o momento), afinal o ex-volante papou a Copa América em 2007 e a Copa das Confederações em 2009. Além disso, Dunga conseguiu bronze nas Olimpíadas de Pequim em 2008 e nunca perdeu das seleções mais "fortes", como Itália, Inglaterra e Argentina.

No entanto, Dunga armava seus times muito mais para marcar e defender do que para atacar. Olha o que ele convocava: Gilberto Silva, Kléberson, Josué, Júlio Baptista, ... Isso porque não citei o Felipe Melo, que decretou nossa eliminação na última Copa do Mundo com dois lances dignos da segunda série do primário. Dos jogadores que ele convocava, o único que jogava bem era o Nilmar e, talvez, o Robinho, que jogava muito mais com o nome do que com o talento. O restante do time servia mais para bater do que para jogar bola.

Dunga também tinha personalidade forte. Várias vezes ele se desentendeu com torcedores e, principalmente, com a imprensa por causa das críticas que recebia.

A meu ver, não concordo que Dunga deveria voltar à Seleção. Aliás, nem ele, nem Parreira, nem Felipão e nem Mano. Gostaria que viesse um treinador que trouxesse ideias novas ao mesmo tempo que faz a nossa Seleção voltar às origens, com futebol artístico, ofensivo e coletivo.

Meus nomes preferidos ainda são Josep Guardiola e Jurgen Klopp. Marcelo "El Loco" Bielsa e Arsène Wenger também servem, mas se o Felipão sair, pode ter certeza que virão Abel Braga ou Muricy Ramalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário