sábado, 23 de março de 2013

Por Que Experiência em Campo é Importante

O meu "mentor" Paulo Cézar Caju sempre criticava os comentaristas e os treinadores que não têm experiência em campo. Concordo que, por vezes, ele exagerou nas críticas, mas hoje eu concluí que ele tinha uma certa razão...

A convite de um amigo meu, compareci a uma partida de futebol de salão (ou futsal) com alguns ex-colegas do laboratório onde eu estagiei por 5 anos.

Não joguei muito bem. Nunca fui bom de bola e eu estava visivelmente me poupando e evitando as trombadas e as boladas o máximo possível para não me machucar. Mas, ao mesmo tempo, vi como a vivência em campo é importante. Quem nunca teve experiência em campo, não entende como funciona o jogo, não sabe o que é ter visão de jogo, posicionamento, entre outras coisas. Ou seja, ele não pode passar nada aos seus comandados e, muitas vezes, não tem nem moral para comandar o time, porque o que acontece lá entre quatro linhas e bem diferente do que a gente vê na televisão.

O que eu joguei em quadra foi lastimável. Não tinha perna e nem pulmão para correr ou marcar, mas percebi o quão importante é se posicionar, trabalhar em equipe e ajudar o companheiro. Uma coisa que eu apliquei (após ter assistido a inúmeros jogos do Barcelona) foi "cercar" o marcador para possibilitar a triangulação. Sim. Posicionando dois jogadores próximos ao condutor da bola torna o seu próximo passe imprevisível, já que o condutor pode passá-la a dois companheiros, confundindo o marcador. Também aprendi o quanto é difícil trocar passes ou mesmo receber a bola quando você corre muito em campo. Repare como os jogadores do Brasil erram passes. Eles querem sair correndo para poder aproveitar algum contra-ataque, mas com isso, eles dificultam a recepção da bola e acabam dando-a de graça ao adversário.

Eu não tenho nada contra "quem nunca chutou uma laranja na vida", mas são palavras de alguém que foi tricampeão mundial e tem muita experiência em campo.

Vale a pena dar ouvidos às palavras de Caju. Vivência em campo faz muita diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário