sábado, 23 de março de 2013

A Última Chance do Imperador

Nesta semana, pipocou na internet a possibilidade de Adriano Leite Ribeiro, o Imperador, defender as cores da Sociedade Esportiva Palmeiras. Pelo menos até onde a imprensa divulgou, não se trata de boatos ou sondagens, como foi com o Santos e com o Guarani.

É claro que, em princípio, eu achei a história bizarra, afinal Adriano está a mais de um ano parado. Não se sabe como ele está fisicamente. E pela parte do Palmeiras, não sei se seria uma boa ideia, afinal Adriano é um jogador caro e com grande histórico de problemas disciplinares. Sua presença no elenco alviverde poderia representar tanto um rombo no orçamento do Palestra, quanto uma crise no elenco.

Refletindo melhor, achei que seria uma grande chance para ambos: Adriano teria a chance de se reerguer como atleta e, quiçá, voltar à Seleção, já que, como disse anteriormente, a camisa 9 da Canarinho ainda está vaga. Para o Palmeiras, Adriano poderia ajudar a reerguer o Verdão como estratégia de marketing, já que o alviverde anda carente de ídolos e o Imperador é uma figura carismática, mesmo com todo o seu histórico de problemas.

Como torcedor, é claro que eu gostaria de ver o Imperador voltar a jogar. Ele ainda está com 30 anos (faz 31 neste ano), ele é forte, grande, protege bem a bola, desempenha bem o papel de pivô, tem boa noção de posicionamento e tem uma boa pontaria, tanto pelo chão como no jogo aéreo. Como ser humano, adoraria ver o Adriano que brilhou entre 2004 e 2005 voltasse. Sabemos muito bem que Adriano sofreu um grande drama pessoal devido à perda de seu pai em 2006 e, desde então, ele nunca mais foi o mesmo. Claro que a morte do ente não seve para justificar todos os problemas, mas certamente esta perda teve grande influência para que Adriano chegasse ao fundo do poço.

Pelo Palmeiras, gostaria muito que o clube também se reerguesse do caos e voltasse a ser chamado de "Academia da Futebol". Desde aquela geração de 1999 (com Alex, Arce e Paulo Nunes) nunca mais vi o Verdão impor respeito pela qualidade de seu futebol. Houve apenas alguns jogadores razoáveis como Vadívia, Diego Cavalieri, Cleiton Xavier, Diego Souza, Pablo Armero e Kléber Gladiador. Está mais do que na hora do Palestra limpar o seu nome e fazer os adversários tremerem novamente.

Adriano, caso você realmente aceite jogar pelo Palmeiras, lembre-se de que esta será sua última e derradeira chance de limpar seu nome e voltar ao futebol. Estou torcendo muito pelo seu sucesso. Boa sorte, tanto ao Palmeiras quanto ao jogador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário