sexta-feira, 14 de março de 2014

A Ponte da Amizade

Imagem extraída de https://www.facebook.com/Mandzukic.Mario

Existe um número apreciável de atletas nascidos na Croácia fazendo ou que fizeram sucesso na Bundesliga. Ivan Perišić, Ivica Olić, Danijel Pranjić, Ivan Rakitić e Mario Mandžukić (foto) são alguns dos muitos atletas croatas que tiveram passagens pela Alemanha. O atual treinador treinador da Hrvatska, Niko Kovač, e seu irmão, Robert Kovač (auxiliar técnico), não apenas fizeram suas carreiras na Alemanha como também nasceram em solo alemão, mas optaram por defender a seleção enxadrezada, a qual comandam atualmente.

Pesquisei a razão de tantos atletas nascidos naquele país da Península Balcânica virem e brilharem na Alemanha. Haveria algum motivo histórico para tantos croatas terem sucesso na Bundesliga?

A Alemanha recebeu muitos refugiados nas guerras que decretaram a fragmentação da Iugoslávia. Muitos bósnios, albaneses (em sua maioria, nascidos no atual Kosovo) e croatas desembarcaram em solo alemão no final dos anos 80 e começo dos 90 em decorrência dos conflitos nos Balcãs.

A relação entre Alemanha e Croácia, no entanto, é muito maior do que as guerras. Segundo a Wikipedia, a Alemanha foi um forte aliado para que a Croácia tivesse sua independência reconhecida mundialmente. Consta que a diplomacia entre os dois países sempre foi muito próxima, ao ponto da Alemanha sediar uma embaixada croata na capital Berlim e cinco consulados (Düsseldorf, Frankfurt, Hamburgo, Munique e Stuttgart), ao passo que a Croácia possui uma embaixada alemã na capital Zagreb e um consulado em Split. A mesma fonte menciona que existem mais de 350.000 croatas vivendo em solo alemão.

A proximidade entre os dois países é uma grande porta de entrada para que centenas de atletas croatas possam vir à forte Liga Alemã, aprimorar suas habilidades e possam ajudar a seleção e o futebol de seu país. A Alemanha recebe o talento dos jogadores croatas que acabam se tornando ídolos da torcida, dos clubes e, claro, deixam seus nomes no país ao conquistar títulos. O grandão Mandžukić, por exemplo, já levantou seis troféus pelo Bayern München e conseguiu recuperar sua posição com Guardiola, que pensava em escalar um "falso nove" ao invés de um camisa 9 típico.

A globalização é sempre muito criticada por nacionalistas, que temem que a queda de barreiras possa trazer malefícios a seus países. Mas a boa relação entre Alemanha e Croácia mostra que a vida sem muros pode ser benéfica aos dois países, desde que feita de forma bilateral, com ambos os lados se beneficiando. O futebol é apenas uma consequência dessa excelente relação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário