sexta-feira, 28 de março de 2014

O Preconceito Venceu

Imagem extraída do Facebook oficial do Tottenham- https://www.facebook.com/TottenhamHotspur

Não são apenas os negros que sofrem com as provocações preconceituosas de torcedores rivais. Muitos radicais frequentam os estádios europeus e propagam por lá palavras de ódio, de cunho ultra-nacionalista ou que remetem a regimes de extrema-direita, como o nazi-fascismo.

Há quem defenda os torcedores afirmando que tudo o que ocorre dentro do estádio termina dentro do estádio. No entanto, esse argumento não justifica se valer do ódio e da intolerância para provocar um rival. Há certos limites para se tirar sarro de um adversário.

Existem pelo menos dois clubes que têm forte ligação com o povo judeu (que é considerado uma população étnica e religiosa), o Tottenham da Inglaterra (foto acima) e o Ajax (foto abaixo). Há, obviamente, outras instituições, mas os Spurs e os Ajacieden são os mais conhecidos.

Os dois clubes, em decorrência disto, têm muitos torcedores judeus. Mas esta identificação com o judaísmo também serviu como pretexto para torcedores adversários lançarem palavras de ódio como provocação. Referências ao nazismo e aos confrontos com os povos muçulmanos foram utilizados como argumentos por torcedores rivais contra o Ajax e o Tottenham.

Os dois clubes, diante dos fatos, se viram obrigados a tentar desvincular suas imagens com o judaísmo para evitar que a rivalidade de torcedores se transformasse em ódio contra os judeus. De fato, muitos frequentadores adversário passaram a adotar cantos que remetem ao anti-semitismo para insultar o Tottenham e o Ajax.

Quais os limites da provocação para o insulto? Até que ponto temos a liberdade de nos expressarmos? Um jogo de futebol pode ser tratado como um mundo à parte das leis de um país? Todas estas perguntas são feitas quando vemos um bando de supostos torcedores se valendo de palavras de ódio com o intuito de "desestabilizar" o adversário e a torcida.

Não havia nada de errado o Ajax ou o Tottenham possuírem ligações com o povo judeu. Os dois clubes, no entanto, se viram obrigados a abrir mão desta identidade para evitar que provocações entre torcidas se transformassem em guerras motivadas pelo ódio e pela intolerância.

O preconceito, infelizmente, venceu o Ajax e o Tottenham.


Imagem extraída do Facebook oficial do Ajax- https://www.facebook.com/afcajax


Leia mais:

Wikipedia- AFC Ajax (link em inglês): http://en.wikipedia.org/wiki/Ajax_AFC#Jewish_connection

Wikipedia- Tottenham Hotspur F.C. (link em inglês): http://en.wikipedia.org/wiki/Tottenham_Hotspur_F.C.#Support

The New York Times- Ajax's 'Jewish' identity turns sinister (link em inglês): http://www.nytimes.com/2005/03/28/world/europe/28iht-jews.html?_r=0

BBC- The Y-word: Should Tottenham fans be allowed to use it? (link em inglês): http://www.bbc.co.uk/religion/0/24240085

Nenhum comentário:

Postar um comentário