terça-feira, 18 de março de 2014

Na Lama

Imagem extraída do Facebook oficial do Bayern München- https://www.facebook.com/FCBayern

Ficou bastante evidente que a corrupção, infelizmente, não está restrita ao esporte brasileiro. Recentemente, tivemos o escândalo da transferência de Neymar para o Barcelona, quando o preço declarado pela venda do atacante foi muito menor que o real, conforme foi apurado em investigações. O ocorrido custou o cargo do presidente Sandro Rosell.

Agora, mais um dirigente deixa o cargo após denúncias de irregularidades. Uli Hoeness (à esquerda na foto) renunciou à presidência do Bayern München após ser acusado de sonegar impostos.

A notícia não teria tamanha importância em circunstâncias normais, afinal estamos acostumados em ver os nomes de cartolas associados à irregularidades, incluindo a CBF e a FIFA.

Hoeness, no entanto, não era um dirigente qualquer: ele foi um campeão, vencedor de inúmeras competições quando era jogador, incluindo três Champions Leagues pelo próprio Bayern e uma Copa do Mundo pela Seleção Alemã (na época, chamada de Alemanha Ocidental). O cartola foi mais do que um jogador, foi um verdadeiro herói nacional ao jogar com tantas feras no timaço de 74, que incluía Franz Beckenbauer, Paul Breitner, Wolfgang Overath e Jupp Heynckes.

Não me conformo em ver um ex-atleta como Hoeness sujando o próprio nome por causa de dinheiro. Penso nos fãs que o amavam, nos atletas que o viam como exemplo e nas pessoas que o respeitavam pelos seus feitos no Bayern e na Mannschaft. Todos eles agora vêem um dos grandes nomes do futebol com a imagem completamente arranhada.

Parafraseio o apresentador Marcelo Tas quando referiu-se ao ex-ministro José Dirceu para me dirigir a Hoeness em sua atual situação: "são inegáveis suas virtudes e contribuições ao futebol bem como seus erros, inclusive os que o levaram até a sua renúncia. Que você tenha a grandeza de refletir sobre isso".


Leia mais:

Batom e Futebol- Procuradoria acusa presidente do Bayern de Munique de fraude fiscal: http://batomefutebol.wordpress.com/2013/07/30/procuradoria-acusa-presidente-do-bayern-de-munique-de-fraude-fiscal/

Batom e Futebol- Uli Hoeness renuncia ao cargo de Presidente do Bayern e desiste também de apelar ao Supremo Tribunal para tentar reverter sua pena: http://batomefutebol.wordpress.com/2014/03/15/uli-hoeness-renuncia-ao-cargo-de-presidente-do-bayern-e-desiste-tambem-de-apelar-ao-supremo-tribunal-para-tentar-reverter-sua-pena/

Nenhum comentário:

Postar um comentário