sábado, 8 de março de 2014

Feliz Dia Internacional da Mulher

Imagem extraída de https://www.facebook.com/ThaisaVolei

Comemora-se hoje o Dia Internacional da Mulher.

A data celebra a luta da mulher em busca de igualdade de direitos, uma vez que sempre foram atribuídas às mulheres as funções de cuidar de afazeres domésticos e dos filhos. Mulheres não realizavam trabalhos formais e muitas eram tratadas como meras servas de seus maridos.

Parte desta mentalidade, infelizmente, ainda faz parte da cultura do brasileiro. Basta ver a grande quantidade de mulheres que são agredidas e até mesmo assassinadas pelos seus parceiros todos os anos aqui no Brasil. Muitas, inclusive, se calam diante de tal situação por terem medo de seus companheiros e também da reação da população, afinal muitos de nós, conscientemente ou inconscientemente, ainda acreditam que a mulher deve cumprir sua "função" de servir a seus companheiros.

Tal realidade torna-se ainda mais evidente nos recentes casos de vídeos íntimos que vazaram, cujos conteúdos mostravam adolescentes do sexo feminino mantendo relações com seus parceiros. A mulher é sempre uma "vagabunda", uma "sem vergonha" e outras palavras de baixíssimo calão, enquanto o homem é sempre o "bom", o "pegador" e o "viril" quando a situação acontece com eles.

Como o caro leitor ou leitora pode ver, a luta pela igualdade de direitos do sexo feminino continua, sobretudo em um país como o Brasil.


Imagem extraída de https://www.facebook.com/CbHbConfederacaoBrasileiraDeHandebol


Mas e o esporte? Que importância teria nesta luta? De que maneira a mulher poderia contribuir com a busca pela igualdade de direitos com uma bola, correndo ou nadando?

Muto simples. O esporte já foi instrumento de luta política. Cada vitória, cada medalha e cada conquista era também uma demonstração da superioridade de um país ou de uma ideologia política, como era no caso da Guerra Fria. Então, por que uma vitória no esporte não poderia representar também uma conquista para o sexo feminino?

Foi com esse propósito que coloquei aqui nesta resenha, querido leitor e leitora, imagens de conquistas do esporte brasileiro pelas meninas que nos representam pelo mundo afora. Quem não se empolgou com a campanha perfeita de nossa Seleção Feminina de Vôlei no ano de 2013 com cinco títulos conquistados? Quem não vibrou com nossa Seleção Feminina de Handebol, que conquistou um mundial inédito na Sérvia a despeito do Brasil dispensar pouquíssimos incentivos à modalidade? O que dizer de nossa Marta, que já conquistou cinco Bolas de Ouro (apenas para comparar, Messi foi agraciado quatro vezes com a honraria) a despeito do brasileiro constantemente afirmar que "futebol é jogo de homens"? Temos tantas esportistas vitoriosas que elas sequer cabem nesta resenha.


Imagem extraída de https://www.facebook.com/martavsilva10

Como escrevi, coloquei estas fotos aqui nesta resenha não porque apenas a vitória importa. O esforço e a dedicação de cada esportista em sua respectiva modalidade é sempre uma demonstração de patriotismo e um exemplo a ser seguido, como escrevi no meu post a respeito de nossos atletas nos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi.

O que quero exaltar nestas fotos, querido leitor e leitora, é o fato de que cada conquista feita por uma esportista feminina é também uma vitória para a mulher brasileira, que ainda precisa lutar por seus direitos em pleno Século XXI. O machismo e o preconceito contra a mulher já deveriam ter acabado junto com o século passado, mas nós brasileiros ainda temos muito a aprender.

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Nenhum comentário:

Postar um comentário