sábado, 29 de março de 2014

Reverência

Imagem extraída do Facebook oficial de Ronaldinho Gaúcho-
https://www.facebook.com/RonaldinhoOficial

É fato que Ronaldinho deixou o Barcelona pela porta dos fundos após entrar em decadência a partir do ano de 2006. Mas é fato também que o artista gaúcho encantou os catalães com seu futebol magnífico, ganhou muitos títulos (os principais foram os Campeonatos Espanhóis em 2005 e 2006, e a Champions em 2006), foi eleito duas vezes como melhor jogador do mundo (2004 e 2005), entrou para a história do Barça e até hoje é reverenciado no clube Blaugrana (eu me recuso a usar a denominação "culé", que tem significado pejorativo).

Impressiona também a quantidade de fãs ilustres que Ronaldinho tem até hoje, apesar de terem se passados quase dez anos que o Gaúcho esteve em seu auge no Barça. Um deles é ninguém menos que Lionel Messi, o atacante argentino que é a grande estrela do time catalão.

Messi tinha apenas 17 anos quando começou a jogar no time principal do Barcelona, em 2004. Chegou a jogar algumas partidas ao lado de Ronaldinho, a quem muitos consideram como antecessor do argentino. De fato, a Pulga foi reserva do brasileiro em muitos jogos.

A admiração de Messi por Ronaldinho me parecia um tanto forçada em algumas matérias publicadas por meios de comunicação daqui do Brasil. Provavelmente mais uma maneira de tentar se provar que "os brasileiros são superiores aos argentinos". Ah, esses brasileiros que nunca deixam de lado a rivalidade com os vizinhos. Será que é tão difícil assim reconhecer o mérito de um rival?

Ontem, contudo, encontrei uma prova de que essa admiração é verdadeira. Recentemente, uma bibliografia autorizada do craque argentino foi lançada e uma das passagens do livro mostrava a importância de Ronaldinho na carreira de Messi.

Segundo o livro, Ronaldinho era o protetor de Messi, mesmo sabendo que o argentino seria o concorrente do brasileiro por uma vaga no time. A matéria a respeito do livro afirma que o artista gaúcho era um "pai" para a Pulga.

Além de Messi, Iniesta e Xavi também afirmaram em entrevistas que não esqueceram Ronaldinho e que o brasileiro ainda é lembrado no Barcelona a despeito do artista gaúcho não ter deixado o clube da melhor maneira.

Por mais que as pessoas errem, seus grandes feitos raramente são esquecidos lá na Europa. Romário, por exemplo, nunca deixou de ser um fanfarrão mesmo no Barcelona, mas é sempre lembrado com carinho e respeito pelo Mestre Cruyff. Ou o que dizer de Zidane, que encerrou sua carreira na Seleção Francesa sendo expulso após desferir uma cabeçada em Materazzi e, mesmo assim, ainda é aclamado no Real Madrid e na própria França? Se fosse aqui no Brasil, o torcedor e a mídia só iria se lembrar dos dois craques pelos seus momentos ruins.

Ainda temos muito o que aprender.


Imagem extraída do Facebook oficial de Ronaldinho Gaúcho- https://www.facebook.com/RonaldinhoOficial


Leia mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário