quarta-feira, 26 de março de 2014

Gordinhos Têm Vez, Sim!

Imagem extraída de https://www.facebook.com/sesisp.volei

Eu estava lendo algumas entrevistas concedidas pela cantora Gaby Amarantos, que fez sucesso ao cantar o tema de abertura da novela Cheias de Charme (2012) e também por desafiar certos padrões de beleza impostos pela mídia e pela sociedade. A artista, contudo, aceitou participar recentemente de um quadro do programa Fantástico para emagrecer porque não suportava mais as críticas de internautas com relação ao seu peso.

A implicância com pessoas gordinhas por parte da mídia e da sociedade tem as mais variadas motivações e argumentos. Uma pessoa gorda é vista como desleixada com a aparência e com a saúde. No caso de esportistas, há o argumento de que o atleta não se compromete com o clube pelo qual atua, afinal como uma pessoa gorda poderia correr? Já escutei, inclusive, uma história de que pessoas públicas acima do peso seriam uma má influência às crianças.

Tudo preconceito. Simplesmente vende-se a ideia de que para ser bonito e saudável, devemos estar todos magros e musculosos. Não à toa, dezenas de pessoas recorrem a métodos radicais como análogos de hormônios (GH e testosterona), dietas "milagrosas" ou procedimentos de cirurgia bariátrica sem necessidade. Tudo para se adequar ao padrão de beleza que tanto se divulga pela mídia.

Preconceito esse que a líbero Suelen (foto), atualmente no SESI-SP, e o atacante Walter, atualmente no Fluminense, sofrem. Ninguém se conforma em ver atletas fazendo sucesso mas ostentando alguns quilinhos a mais. Tanto que quando Walter se transferiu para as Laranjeiras neste ano, a meta era fazer o jogador perder peso.

Suelen joga mais vôlei do que muita líbero magrinha por aí. Tanto que Zé Roberto chegou a convocá-la para a Seleção Brasileira no ano passado e a atleta trocou o Amil pelo SESI nesta temporada. E Walter, quem diria, foi eleito um dos melhores atacantes do futebol brasileiro em 2013 a despeito do fato de jogar pelo mediano Goiás e também por estar gordinho. E aí? Ser magrinho e musculoso é realmente sinônimo de ser um bom atleta?

Sobra a decisão de Gaby Amarantos, digo que ela sofreu foi um tremendo bullying virtual e acabou cedendo às ofensas dos internautas preconceituosos. Foi uma pena, afinal ela poderia continuar defendendo suas ideias e ainda se apoiar nos exemplos de Suelen e Walter, que jogaram muita bola em um mundo em que os gordinhos não têm vez, ou melhor, não tinham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário