sábado, 8 de março de 2014

Cenas Lamentáveis

Imagem extraída de https://www.facebook.com/santosfc

Sempre digo que temos de seguir os valores positivos de outros países no futebol, em especial os da Europa. Mas, infelizmente, estamos copiando atitudes negativas que são rotineiras no esporte daquele continente e que agora estão se tornando cotidianas por aqui também.

Racismo, infelizmente, é algo comum no futebol europeu. Todos os anos temos casos de jogadores afrodescendentes que são chamados de "macaco" por torcedores e até por atletas adversários. E essas cenas lamentáveis, tristemente, estão se tornando comuns aqui no Brasil também.

Nesta semana, tivemos o caso do volante Arouca (foto) que foi chamado de "macaco" por alguns torcedores do Mogi Mirim em partida válida pela 12ª rodada do Paulistão. Na mesma semana, o árbitro Márcio Chagas da Silva foi vítima de insultos preconceituosos ("Volta para a selva, seu negro, macaco, ladrão safado, imundo. Temos que matar todos vocês, seus negros sujos. Márcio Chagas, tu é a escória do mundo, seu lixo, mal-intencionado", segundo o juiz) e encontrou bananas sobre seu carro após a partida entre Esportivo e Veranópolis, válida pela 12ª rodada do Campeonato Gaúcho.

Já escrevi e repito: não há motivo nenhum para julgar e ofender uma pessoa por causa da cor da pele. Pessoas diferem em seus traços e etnias, mas somos todos igualmente seres humanos.

Os negros que habitam o Brasil, em sua maioria, descendem da África. Seus ancestrais foram arrancados à força de sua terra natal, vendidos como se fossem animais e tratados como escravos durante o período colonial e imperial de nosso país. Os que resistiram, foram caçados e torturados até a morte, como aconteceu com Zumbi dos Palmares. A escravidão acabou no final do século XIX, mas vejo que sua herança continua muito viva na mente de alguns brasileiros. E tudo vem a tona quando o fanatismo de torcedores se transforma em ódio, somado aos maus exemplos da Europa e de outros países da América do Sul, como foi o caso de Tinga que foi chamado de "macaco" por alguns torcedores peruanos neste ano.

Os supostos torcedores que protagonizaram as cenas lamentáveis contra Arouca e Márcio Chagas deveriam compreender que nem tudo o que acontece durante uma partida de futebol termina no estádio. Os referidos cidadãos cometeram o CRIME de preconceito racial e, com suas atitudes irresponsáveis, correm o risco de prejudicarem os seus próprios times, sobretudo com a repercussão que os casos tiveram na mídia.

Espero que as punições sejam exemplares para que essas cenas lamentáveis não se repitam. O preconceito é uma doença em todos os sentidos. Nada justifica discriminar uma pessoa pela sua cor de pele, religião, orientação sexual, condição social ou o que quer que seja.


Leia mais:

Globo Esporte- Súmula de jogo no RS aponta ofensas racistas pesadas relatadas por árbitro: http://globoesporte.globo.com/rs/noticia/2014/03/arbitro-relata-ofensas-racistas-em-sumula-antes-de-encontrar-bananas.html

Globo Esporte- Arouca é chamado de 'macaco' após goleada do Santos: 'Bom nem ouvir': http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2014/03/arouca-e-chamado-de-macaco-apos-goleada-do-santos-bom-nem-ouvir.html

MSN- Tinga, Grafite, Eto'o, Balotelli: relembre outros casos de racismo no futebol mundial: http://esportes.br.msn.com/fotos/tinga-grafite-etoo-balotelli-relembre-outros-casos-de-racismo-no-futebol-mundial

Nenhum comentário:

Postar um comentário