quarta-feira, 5 de março de 2014

O Primeiro Passo

Imagem extraída de https://www.facebook.com/SamirUjkani1

Hoje é um dia histórico na sofrida nação de Kosovo. A federação de futebol local foi autorizada pela FIFA a disputar um amistoso contra o Haiti, a ser realizado hoje no Estádio Adem Jashari. O jogo não é uma partida oficial, uma vez que a FIFA não reconhece Kosovo como um país independente. A realização do jogo, no entanto, já foi uma grande vitória para o futebol kosovar e também para o próprio país.

Nunca escondi aqui no blog o interesse pela história da ex-Iugoslávia. Assistia nos noticiários às violentas guerras que marcaram a independência de países como Bósnia-Hezergovina e Croácia. Ver cenas de bombardeios e de famílias buscando asilo em outros países marcaram muito a minha infância.

Como já expliquei em outros posts, muitos atletas kosovares não tiveram escolha senão representarem os países que os acolheram, casos de Xherdan Shaqiri e Granit Xhaka, que jogam pela Suíça. Ou então se naturalizarem como albaneses, etnia da qual a maioria do povo kosovar faz parte, caminho seguido por Lorik Cana e Etrit Berisha. Ainda assim, muitas pessoas nascidas na Península Balcânica e seus descendentes sonham em vestir a camisa kosovar, como o atacante Adnan Januzaj, cuja história já contei em outro post.

Para o jogo, muitos atletas não puderam estar presentes. Granit Xhaka, Valon Behrami e Xherdan Shaqiri, por exemplo, chegaram a demonstrar interesse em defender seu país de origem, mas tiveram de abrir mão para jogar pela Suíça no mesmo dia. Januzaj, que se recusou a atuar por Bélgica (onde nasceu) e Inglaterra (onde joga atualmente), também não poderá jogar por questões burocráticas (segundo o jornal Lance, ele não pode atuar por já ter entrado em campo pelas categorias de base da Inglaterra). O destaque do time deverá ser o goleiro Samir Ujkani, atualmente no Palermo e que já defendeu a Albânia.

Vale lembrar que o fato de algum jogador defender a Seleção Kosovar não impede que ele possa mudar de ideia posteriormente, uma vez que a FIFA ainda não reconhece Kosovo como país independente.

A realização da partida só foi possível mediante um acordo entre as federações de futebol da Sérvia e Kosovo. O selecionado kosovar não pode ostentar o brasão da federação local, bandeiras, escudo de armas ou cantar o hino nacional.

O futebol kosovar ainda terá um longo caminho a percorrer até obter o direito de representar sua nação. O amistoso contra o Haiti foi um pequeno passo em direção a esse objetivo, mas foi, ao mesmo tempo, um grande avanço rumo ao reconhecimento pleno de uma nação kosovar pelo resto do planeta.


Leia mais:

Lance- Kosovo confirma amistoso histórico contra o Haiti em 5 de março: http://blogs.lancenet.com.br/fastfut/kosovo-confirma-amistoso-historico-contra-o-haiti/


Veja- Seleção de Kosovo é autorizada a disputar amistosos: http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/selecao-de-kosovo-e-autorizada-a-disputar-amistosos--2

Nenhum comentário:

Postar um comentário