domingo, 2 de março de 2014

Ousadia e Alegria

Imagem extraída do Facebook oficial da Seleção Alemã- https://www.facebook.com/DFBTeam

A pressão e a instabilidade no cargo de treinador no Brasil impedem que nossos técnicos tenham plena liberdade para trabalhar. Dessa forma, a maioria dos comandantes raramente entra em campo com formações ofensivas ou ousadas e preferem a mesmice de um empate à audácia por uma goleada. E os "professores" sempre apostam nos mesmos atletas ao invés de promoverem mudanças na equipe, mesmo que graduais.

O treinador da Alemanha, Joachim Löw (foto), dispõe de uma liberdade e estabilidade que os treinadores no Brasil jamais terão enquanto o técnico sempre for o lado mais frágil da corda.

Jogi convocou quatro garotos pouco conhecidos para o amistoso contra o Chile, a ser realizado na próxima quarta-feira dia 5 de março. Foram chamados o zagueiro Matthias Ginter (20 anos, atua pelo Freiburg), o defensor Shkodran Mustafi (21 anos, joga pelo Sampdoria), o meio-campista André Hahn (23 anos, defende o Augsburg) e o atacante Pierre-Michel Lasogga (22 anos, está no Hamburger/Hamburgo emprestado pelo Hertha Berliner).

Atitude bastante esperada por parte de Löw, que convocou vários garotos para disputar a Copa de 2010, entre eles Thomas Müller, Mesut Özil, Sami Khedira, Holger Badstuber, Toni Kroos, Marko Marin e Manuel Neuer. Nenhum dos atletas mencionados tinha mais de 24 anos e alguns deles (Neuer, Müller, Khedira e Özil) foram titulares na competição à despeito da importância do torneio. Fez o mesmo na Euro 2012, quando convocou Marco Reus, Lars Bender, Mario Götze, André Schürrle, İlkay Gündoğan, Ron-Robert Zieler e Benedikt Höwedes. Não será estranho, portanto, de alguns dos "desconhecidos" vieram ao Brasil neste ano e entrarem em campo como titulares.

O quarteto enfrentará o Chile que, embora não seja uma seleção de grande tradição, conta com uma boa equipe, joga um futebol bonito (toque de bola, jogo coletivo e ofensividade) e tem grandes atletas no elenco, como o volante Arturo Vidal, os atacantes Eduardo Vargas e Alexis Sánchez. Muitos preferem evitar adversários considerados fortes para que, em caso de derrota, a equipe não se deixe abalar. Muitas seleções, no entanto, querem rivais complicados justamente para garantir uma preparação adequada para a Copa. A Espanha, por exemplo, enfrentará a Itália na próxima quarta-feira.

Engana-se quem acredita que Löw mantem a tradição alemã de apostar em zagueiros fortes e postura defensiva. O treinador, na verdade, mudou a cara da Seleção Alemã ao apostar em leveza, jogo coletivo, ofensividade e criatividade. A atual Mannschaft em nada lembra a equipe nos tempos de Jürgen Klinsmann ou Franz Beckenbauer, quando os holofotes focalizavam mais os zagueiros do que os atacantes.

Dá gosto ver a Alemanha jogar, mas isso só foi possível porque os dirigentes garantiram a Joachim Löw a segurança que os treinadores daqui do Brasil não têm. Isso permite que o jovem comandante (ele tem apenas 54 anos) faça experiências e possa escalar equipes mais ousadas.

No dia em que os cartolas brasileiros se conscientizarem disso, o futebol do Brasil será mais talento e ofensividade do que pragmatismo e covardia.


Leia mais:

Deutscher Fussball-Bund (site oficial)- Ginter, Mustafi, Hahn, Lasogga: Das sind unsere vier Neulinge: http://www.dfb.de/news/de/d-nationalmannschaft/ginter-mustafi-hahn-lasogga-das-sind-unsere-vier-neulinge/55859.html

Batom e Futebol- Löw tem quatro novidades em lista de convocados que enfrentarão o Chile: http://batomefutebol.wordpress.com/2014/02/28/low-tem-quatro-novidades-em-lista-de-convocados-que-enfrentarao-o-chile/

Nenhum comentário:

Postar um comentário