domingo, 2 de março de 2014

Estilos Opostos

Imagem extraída de http://www.facebook.com/FIGC

Itália e Espanha vão se cruzar novamente na próxima quarta-feira em partida amistosa. Os dois times já se enfrentaram duas vezes na Euro 2012 (empate por 1x1 na fase de grupos e vitória espanhola por 4x0 na final) e na Copa das Confederações 2013 (empate por 0x0 e vitória roja nos pênaltis).

O objetivo desse amistoso me parece óbvio: a Espanha quer encontra uma maneira de superar adversários defensivos que vêm encontrando pontos fracos no Tiki-Taka vermelho, enquanto a Itália precisa encontrar um meio de vencer adversários criativos sem depender de táticas manjadas como o Catenaccio e o "ônibus". São duas equipes de estilos totalmente opostos.

O estilo de toque de bola espanhol encantou o mundo com as conquistas das Eurocopas de 2008 e de 2012, e também na Copa de 2010; enquanto o Barcelona fez o mesmo em 2009 e 2011 ao conquistar a Champions nos anos mencionados. Adversários, contudo encontraram maneiras de superar o Tiki-Taka: primeiro Di Matteo ao estacionar duas linhas de quatro jogadores diante de sua área e depois o Bayern ao adiantar a marcação no campo de ataque (tática que foi parcialmente imitada pelo Brasil na final da Copa das Confederações). Muito provavelmente, os rivais da Espanha abrirão mão do posse da bola e tentarão apostar em táticas defensivas ou contra-ataques para vencer a Furia, e a equipe vermelha não quer facilitar contra adversários defensivos. Justifica, portanto, escolher um rival conhecido pela sua forte defesa como a Itália.

A Itália, por sua vez, é a menos pior das seleções pragmáticas, por ao menos saber jogar com a bola no chão. Menos mal que o treinador Cesare Prandelli adote a Juventus como base para a sua seleção, equipe que joga trocando alguns passes. A Azzurra renovou o elenco com relação a 2006-2010, mas continua com muitos atletas com mais de 30 anos no time. A escolha da Espanha como adversária no próximo amistoso se justifica pela busca de novas maneiras para lidar contra rivais mais técnicos. Se utilizarmos o último confronto entre Juve e Bayern (a base da Seleção Alemã) como parâmetro, Prandelli terá muito a fazer em seu time, ou então ter de se contentar em levar as partidas para os pênaltis, como fez durante a última Copa das Confederações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário