terça-feira, 4 de março de 2014

Sobe e Desce

Imagem extraída do Facebook oficial do Napoli- http://www.facebook.com/SSCNapoli

Eu até hoje não entendo como um dos maiores vencedores do Campeonato Inglês e também da Champions League passa por momentos de tamanha instabilidade, a ponto de ficar de fora até mesmo da Europa League. Isso não faz jus à história de um clube tão grande e tão amado como o Liverpool -a torcida é uma das mais apaixonadas do mundo, promovendo grandes espetáculos no Anfield Road.

O último treinador a comandar o Liverpool em seus dias de glória foi o espanhol Rafa Benítez (foto), que faturou o último título da Champions pelos Reds (em 2005) além de ter sido vice-campeão na edição 2006-07 (foi derrotado para o Milan de Ancelotti na final). Benítez conquistou, ainda, mais três títulos pelo clube da terra dos Beatles.

Muitos grandes atletas espanhóis estiveram no Anfield Road, provavelmente influenciados por Benítez. Xabi Alonso, Pepe Reina, Fernando Torres e Arbeloa foram alguns dos compatriotas do treinador que defenderam a equipe vermelha. Infelizmente, o tempo passou, o técnico entrou em decadência e ele acabou deixando o clube pela porta dos fundos em 2010.

Benítez, após a saída do Liverpool, passou pela Internazionale e recebeu um time montado por José Mourinho. Venceu o Mundial Interclubes e a Supercoppa Italiana em 2010, mas não conseguiu manter o bom desempenho da equipe nerazzurra e foi demitido ainda em 2010.

Após algum tempo sumido, assumiu o Chelsea em 2012 após a eliminação dos Blues da Champions League ainda durante a fase de grupos. A contratação foi cercada de polêmica, pois o espanhol havia feito duras críticas ao clube londrino enquanto dirigia  o Liverpool. A despeito disso, Benítez salvou a temporada do time, conquistou a Europa League 2012-13 sobre o Benfica e deixou o clube pela porta da frente.

Nesta temporada, assumiu o mediano Napoli no lugar de Walter Mazzari (que foi para a Internazionale). Reencontrou seu antigo comandado Pepe Reina além dos ex-galácticos do Real Madrid, Callejón e Albiol. Não conseguiu chegar às oitavas da Champions, a despeito de ter superado o Arsenal na última partida da fase de grupos. Na Serie A, os napolitanos estão na terceira posição com 52 pontos, muito atrás da líder Juventus (69). Faltam ainda 11 rodadas, mas a Juve deve ficar novamente com o caneco em 2014.

Fico pensando com os meus botões: como um treinador que tem uma Champions League no currículo pode ter chegado à atual situação? Será que os dirigentes, cientes de que Benítez tem uma competição européia no histórico, esperam que o técnico venha e resolva todos os problemas a curto prazo? Ou será que o espanhol só venceu aquela competição em 2005 por sorte?

A temporada 2013-14 ainda não acabou, mas Benítez terá pouco tempo para provar que seu desempenho no Liverpool não foi meramente obra do acaso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário