sexta-feira, 7 de março de 2014

Jogo Coletivo É Isso Aí

Imagem extraída de https://www.facebook.com/equipedefrance

Franck Ribéry é o principal jogador da França. Desfalcou o time por lesão e, mesmo assim, os Bleus superaram a forte Holanda de Robben e Van Persie sem problemas.

A Espanha entrou em campo sem Xavi, Fernando Torres ou David Villa e, mesmo assim, passou pela Itália.

A Alemanha estava sem Gündoğan, Khedira, Reus, Müller e os irmãos Bender. Sofreu, mas bateu o atrevido Chile.

Nos referidos times, existe o jogo coletivo. França e Itália também sabem jogar com a bola no chão e trocando passes apesar de todo o pragmatismo.

Jogo coletivo não é o que o São Paulo de Muricy ou o Corinthians de Tite praticam, com os times totalmente recuados e jogando só no contra-ataque.

Jogo coletivo é quando todo o time participa da elaboração de jogadas. É o que fazem o Barcelona, o Arsenal e o Borussia Dortmund. Em alguns casos, até mesmo o goleiro pode ajudar na criação, como é o caso de Claudio Bravo, da Real Sociedad e da Seleção Chilena.

Jogo coletivo não ocorre necessariamente em time sem destaques individuais e sim quando uma equipe não depende em demasia de um único talento. Ribéry, Xavi e Khedira não atuaram por suas equipes nos últimos amistosos mas suas ausências não foram lá muito sentidas. Isso é jogo coletivo.

O Barcelona não vem atuando com Messi em todas as partidas e, mesmo assim, continua fazendo boas campanhas. Diferente do Santos na época de Neymar e Ganso, que era uma equipe comum sem seus dois craques.

Aqui no Brasil, a única equipe que apresenta resquícios do jogo coletivo é o Cruzeiro. E só. Nem mesmo a Seleção atua de maneira coletiva.

Penso o que será do Brasil se algum jogador considerado importante desfalcar a Seleção ou decepcionar em campo. Jogar toda a responsabilidade sobre os ombros do garoto Neymar pode ser um risco muito grande e o talentoso menino da Vila pode sair como vilão da Copa se o Brasil não render o esperado.

Tudo porque a nossa Seleção é praticamente "Neymar mais dez", seja por força da mídia ou por falta de jogo coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário