segunda-feira, 10 de março de 2014

Passado, Presente e Futuro

Imagem extraída de https://www.facebook.com/oficialcbat

"Quem é Duda"? Foi a pergunta que eu me fiz quando o locutor do canal Sportv anunciava com tamanha empolgação e vibração. Eu sequer sabia que o saltador havia sido ouro em outro mundial, disputado em Istambul (Turquia) há dois anos atrás, com a marca de 8.23 m.

Só tomei conhecimento da existência de Duda no esporte no último sábado, quando ele alcançou a marca de 8.28 m, desta vez em Sopot, Polônia.

Quem é o Duda, afinal? O nome dele é Mauro Vinícius da Silva, nascido em Presidente Prudente (cidade localizada no interior de São Paulo), atualmente com 27 anos e que atualmente reside em São José do Rio Preto (também no interior paulista).

Por que não me lembrava ou sequer conhecia Duda? Talvez porque ele seja um dos muitos esportistas brasileiros que brilharam em certa oportunidade, ganhou holofotes mas não correspondeu à imensa expectativa criada sobre ele pela mídia e pelo torcedor "modinha". Duda não conseguiu o ouro olímpico em Londres, frustrou os que achavam que iria repetir a façanha de Istambul, foi xingado impiedosamente junto com vários atletas brasileiros que se esforçaram na Inglaterra e não conquistaram medalha, e caiu no esquecimento junto de outros companheiros de delegação.

Estava esquecido, mas agora ganhou novamente os holofotes e desfruta do carinho do seu passional torcedor. Agora Duda é herói novamente. É o orgulho da pátria. Ele é o cara. Quiça, será o exemplo de crianças e jovens carentes que sonham em mudar de vida através do esporte. Muitos irão aderir à prática do salto em distância impulsionados com a vitória de Duda.

Mas e o futuro de Duda? Como será? O saltador, certamente, já experimentou o gosto da fama no passado e também o do ostracismo, quando foi deixado de lado por não ter cumprido com a "obrigação" de trazer o ouro olímpico em 2012.

Eu não conhecia Duda. Sequer sabia de sua fama como medalhista. Só estou sabendo de sua existência graças à mídia, que sempre exagera quando endeusa os vencedores, mas lhe dão as costas quando não trazem nenhum troféu ou medalha. Muitos acreditam que os esportistas são invencíveis, infalíveis e sempre vencedores, mas eles se revelam tão humanos e falíveis como nós na hora da derrota.

Parabéns, Duda! Essa medalha é sua e somente sua. Foi mérito seu chegar ao local mais alto do pódio mesmo com pouco incentivo de governo, patrocinadores, mídia e torcedores "modinhas".


Leia mais:

Globoesporte- Duda voa no último salto e conquista o inédito bicampeonato mundial: http://globoesporte.globo.com/atletismo/noticia/2014/03/duda-voa-no-ultimo-salto-e-conquista-inedito-bicampeonato-mundial.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário