terça-feira, 11 de março de 2014

O Novo Davi?

Imagem extraída do site oficial do Atlético de Madrid- http://www.clubatleticodemadrid.com

Fato número um: o Milan possui sete títulos conquistados na Champions League, sendo o segundo maior vencedor da competição, perdendo apenas para o Real Madrid, que tem nove conquistas.

Fato número dois: o Atlético de Madrid jamais conquistou a Champions em seus 110 anos de existência -o melhor que conquistou foi um vice-campeonato em 1974. Sobrevive a duras penas no polarizado Campeonato Espanhol e se conforma a cada final de temporada em perder suas principais estrelas para os grande clubes da Europa ou para equipes comandadas por magnatas.

Nesta semana eu tive o prazer de ler o bom texto escrito por Felipe Schmidt, no site Globo Esporte. O artigo comparava a boa campanha do Atlético de Madrid na temporada 2013-14 com a do Borussia Dortmund na sessão anterior. O time amarelo nem de longe era considerado favorito e chegou à final da competição derrubando muitos gigantes.

Pode parecer incrível, mas o gigante Milan tombou ante o "humilde" Atlético. E foi por goleada por 4x1 (dois gols de Diego Costa, um de Arda Turan e um de Raúl García e com Kaká descontando para os Rossoneri). A equipe Rojiblanca já havia realizado a façanha de derrotar os italianos em pleno San Siro e agora demonstra toda a sua superioridade no jogo de volta, realizado no Vicente Calderón.

A derrota do Milan também marca a eliminação do último representante da Itália na competição européia. Juventus e Napoli já haviam tombado na fase de grupos apesar de toda a garra apresentada. Talvez esteja mais do que na hora do futebol italiano repensar alguns conceitos, como o de se apegar em demasia em seus veteranos, jogar muito na defensiva e depender mais da raça do que da técnica.

O "pequeno" Atlético de Madrid, por outro lado, joga sem a pressão pelo título da competição. A classificação para as oitavas já pode ser considerada uma grande vitória para uma equipe que não tem tradição na Champions. Já havia encontrado adversários como o Porto (bicampeão na competição) e o magnata Zenit, e superou os dois com muita autoridade ao terminar na liderança de seu grupo de maneira invicta. O fato da equipe jogar "descompromissada" talvez seja o principal motivo para que o time comandado por Diego Simeone possa enfrentar os gigantes sem nenhum medo e aplicando placares vistosos como o de hoje.

Parabéns ao Atlético por esta grande vitória! Parece que temos um novo Davi disposto a derrubar muitos Golias na temporada 2013-14.


Leia mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário