domingo, 23 de março de 2014

Per Amore

Imagem extraída do Facebook oficial da Juventus- https://www.facebook.com/Juventus

Um dia, por acaso, estava me lembrando da Juventus na temporada 2005-06, justamente aquela que contava com um grande time e que, por acaso, foi uma das bases para a Seleção Italiana que viria a ser tetracampeã naquele ano.

A equipe bianconera contava com Buffon, Trezeguet, Cannavaro, Ibrahimović, Nedvěd, Emerson, Zambrotta, Viera, Thuram, entre outros. Um verdadeiro timaço até mesmo para os dias de hoje.

O sonho da Vecchia Signora, infelizmente, virou pesadelo e o clube foi severamente punido após denúncias de que o título havia sido alcançado através da manipulação de resultados, um episódio que ficou conhecido como Calciopoli. O clube de Turim teve o título revogado e a equipe foi rebaixada para a segunda divisão do Campeonato Italiano.

Muitos daqueles atletas do supertime deixaram a equipe, seja porque o clube não teria como pagar os vencimentos dos jogadores (muitos deles valorizados com a Copa do Mundo) devido a diminuição das receitas na Serie B, seja porque os futebolistas recusavam-se a disputar uma divisão inferior.

Ainda assim, muitos atletas permaneceram e decidiram ajudar a abalada Juve a voltar para o lugar de nunca deveria ter saído. Um deles foi o goleiro e capitão Gigi Buffon, cuja história já contei em outro post, comparando sua atitude com a do agora ex-goleiro Marcos.

Além de Buffon, permaneceram o atacante francês David Trezeguet, o meia tcheco Pavel Nedvěd e o atacante italiano Alessandro Del Piero. O quarteto estava valorizado devido a sua participação na Copa do Mundo na Alemanha e poderiam ter seguido o caminho de seus ex-companheiros, mas abriram mão de qualquer dinheiro ou fama para ajudarem a Juventus a renascer das cinzas.

Era apenas questão de tempo para a Juve retornar. Por mais abalada e mutilada que estivesse, a equipe de Turim era muito mais time do que qualquer equipe na Serie B. Nada, no entanto, desmerece o título e a conquista do quarteto, que abriu mão de qualquer cifra milionária por amor ao clube de Turim.

Eu sempre defendo os atletas que mudam de clube por dinheiro, afinal jogar futebol é uma profissão e qualquer trabalhador balançaria ante uma proposta para mudar de emprego mediante um salário maior.

Mesmo assim, poucas coisas são tão bonitas no futebol como demonstrações de amor ao clube, à torcida e à camisa que se veste em campo. Foi o que Buffon, Del Piero, Nedvěd e Trezeguet fizeram em 2006 para ajudar um clube rebaixado e com o nome manchado por um grande escândalo. Nada disso parecia abalar os quatro heróis da Vecchia Signora.

Leia mais:

Yahoo Esporte Interativo- Dos cacos do Calciopoli a uma temida Velha Senhora: http://br.esporteinterativo.yahoo.com/fotos/dos-cacos-do-calciopoli-a-uma-temida-velha-senhora-slideshow/

Nenhum comentário:

Postar um comentário