quinta-feira, 13 de março de 2014

O Que Vai, Volta

Imagem extraída de https://www.facebook.com/corinthians

A derrota para o São Paulo no último domingo saiu caro para o Corinthians. Além da quebra do tabu (o Timão não perdia para o Tricolor havia um ano), o time do Parque São Jorge se complicou no Paulistão e não depende apenas de si para avançar às quartas-de-final.

O Corinthians terá de vencer os próximos jogos e torcer para que o Ituano, que está dois pontos à frente (o Galo tem 22 pontos enquanto o Timão tem 20), tropece.

O time de Itu visita o São Paulo no próximo final de semana e há quem defenda que o Tricolor entregue a partida com o intuito de prejudicar o Coringão.

Já houve situações em Campeonatos Brasileiros em que São Paulo e Corinthians teriam facilitado para os adversários justamente para impedir que seus rivais conquistassem o título nacional. Em 2009, o Timão teria facilitado uma partida para o Flamengo visando impedir que o São Paulo conquistasse o Brasileirão daquele ano. No ano seguinte, o São Paulo teria perdido um jogo propositalmente para o Fluminense para que o Coringão não conquistasse o penta em 2010.

Se o São Paulo realmente quiser entregar sua partida, que esteja a vontade. Mas que tenha consciência dos seguintes fatos:

1- a obrigação profissional e esportiva de cada time é buscar a vitória. Os clubes e patrocinadores investem dinheiro nos atletas porque querem ver os jogadores vencer, e o torcedor paga seu ingresso porque quer assistir ao triunfo de seu time de coração.

2- como pudemos ver nos casos dos Brasileirões de 2009 e 2010, o futuro pode ser traiçoeiro. Hoje, eu posso estar nas mãos de meu rival, mas amanhã meu rival pode depender de mim. O mundo dá muitas voltas.

Ao Corinthians, é bom não jogar toda a responsabilidade sobre o São Paulo. De nada adianta o Tricolor derrotar o Ituano se o Timão não se dedicar em campo. O Coringão está nesta situação por culpa de sua própria incompetência nas rodadas iniciais e agora paga o preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário