quinta-feira, 6 de março de 2014

Pulando a Fronteira

Imagem extraída de https://www.facebook.com/Velez1910

Ontem, enquanto assistia ao primeiro tempo do amistoso entre Alemanha e Chile, o narrador do canal Esporte Interativo anunciou que o atacante argentino Mauro Zárate (foto) poderia disputar a Copa do Mundo deste ano... Atuando pelo Chile.

O pai e o avô paterno de Zárate são chilenos, o que possibilitaria ao camisa 9 do Vélez Sarsfield se naturalizar e jogar pela Roja. O atacante atuou pelas categorias de base da Seleção Argentina, mas a FIFA possibilita que um atleta defender uma outra seleção desde que não tenha atuado profissionalmente por outro país em competições oficiais.

Não ficou muito claro se foi o atleta quem se ofereceu para defender o Chile, ou se foi o treinador da Roja, Jorge Sampaoli (que também é argentino), que fez uma oferta ao atacante. O fato é algumas reportagens afirmam que o Chile conta com poucas opções para o ataque -para o momento, o time tem Sánchez, Vargas e o "velhinho" Suazo- e argumentam que Zárate seria uma mão na roda para o selecionado chileno.

Faço, porém, das palavras do narrador do canal Esporte Interativo as minhas: Zárate jamais atuou pelo Chile e ontem foi o último amistoso antes da convocação final para a Copa do Mundo. A única maneira do argentino mostrar serviço pela Seleção Chilena seria entrando na lista final do técnico Jorge Sampaoli. Não haveria, portanto, tempo para o atacante ganhar entrosamento com os colegas e ele teria de queimar etapas para jogar a competição. Sem dúvida, isto poderia até arruinar o clima entre os jogadores da Roja.

Sampaoli e Zárate têm até maio para definirem o destino do atacante, quando as seleções irão apresentar as suas respectivas listas de convocados. Mas eu repito: acho muito arriscado convocar Zárate para jogar o mundial pelo Chile, com a possibilidade de gerar revolta no elenco.

PS. Lamentável o canal Esporte Interativo ter interrompido a transmissão do jogo Alemanha X Chile no meio do segundo tempo.


Leia mais:

Terra- Mauro Zárate podría ir al Mundial, ¿con Chile?: http://deportes.terra.com.ar/futbol/mauro-zarate-podria-ir-al-mundial-con-chile,d1615d164b294410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário