quinta-feira, 27 de março de 2014

Superação

Imagem extraída de https://www.facebook.com/ClubeAtleticoPenapolense

Até hoje lembro-me do drama de Narciso. Em 2000, enquanto defendia o Santos, o ex-volante foi diagnosticado com leucemia e teve de se afastar dos gramados. O jogador praticamente pendurou as chuteiras naquele ano para tratar a doença e ficou algum tempo sumido.

Voltou a aparecer em 2010, quando foi vice-campeão da Copa São Paulo de Juniores treinando a base do Santos (perdeu a final para o São Paulo de Sérgio Baresi, Lucas Moura e Lucas Gaúcho). Dois anos depois, foi campeão da Copinha pelo Corinthians, que tinha os zagueiros Marquinhos (hoje no PSG) e Antônio Carlos. Ainda em 2012, foi para o Palmeiras, onde treinou a equipe principal como interino e depois disputou a Copinha novamente como treinador da base alviverde.

Hoje à frente do Penapolense, Narciso vê seu trabalho dar frutos novamente após boa campanha no Paulistão 2014. Derrotou o Santos, arrancou empates com Corinthians e São Paulo, e agora vai disputar a semifinal do Paulista com o Peixe.

Pela história de drama, superação e demissões (injustas, diga-se de passagem), eu exalto o trabalho de Narciso. Nunca vi um treinador tão injustiçado como ele, fazendo grandes trabalhos nas bases de diferentes clubes e nunca tendo o reconhecimento merecido por isso.

O futebol da equipe do interior paulista, no entanto, não é algo a ser exaltado, com o time jogando totalmente recuado, apresentando pouca criatividade, finalizações ruins, passes mal feitos e muitas faltas. O objetivo era levar a partida para os pênaltis mesmo, lembrando o Chelsea do Roberto Di Matteo. Elogio, no entanto, o Penápolis pela marcação bem organizada. Méritos do treinador Narciso.

O São Paulo, por outro lado, não jogou mal. Fez tudo direitinho, mas foi afobado na segunda etapa. Muricy liberou volante Wellington e o zagueiro Rodrigo Caio para subirem ao ataque, exatamente como Jordi Roura fez em 2013 contra o Milan. Poucos, no entanto, exaltaram a marcação do time do interior, dizendo que foi incompetência do meu Tricolor, algo que discordo totalmente.

Espero que a derrota de ontem não faça o Muricy mudar de atitude. O time está jogando bem, erra menos passes e joga mais no ataque. Em relação ao Penapolense, espero que o técnico Narciso dê um passo a frente com o seu time ao colocar sua equipe para jogar mais no ataque, e espero também que o clube não se desfaça de seus principais jogadores, como fazem muitos times emergentes depois que alcançam o sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário