sexta-feira, 21 de março de 2014

Adeus, Capitão

Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo- https://www.facebook.com/saopaulofc

Triste notícia para o futebol brasileiro e também para os amantes do futebol-arte. Faleceu na tarde de ontem o ex-zagueiro e capitão da Seleção Brasileira de 1958, Hilderaldo Bellini.

O ex-defensor estava internado há alguns dias. Bellini sofria do Mal de Alzheimer há cerca de dez anos e vinha lutando contra a doença neste período.

Nascido em Itapira (cidade do Interior de São Paulo, próximo a Mogi Mirim), Bellini jogou pelo Vasco da Gama, São Paulo e Atlético Paranaense, por onde encerrou sua carreira. Não conquistou muitos títulos pelos clubes onde jogou, dos quais destacam-se os três Campeonatos Cariocas pelo Gigante da Colina.

Pela nossa seleção, contudo, Bellini foi bicampeão mundial ao vencer as Copas de 1958 e 1962, tendo sido capitão desta primeira. Jogou ainda pela Seleção de 1966, que não teve êxito em conquistar o tri na Inglaterra.

Foi Bellini quem eternizou o gesto de erguer a taça sobre a cabeça, ação que é repetida por todos os capitães ao conquistarem títulos.

Assim como escrevi nas resenhas sobre os falecimentos de Gylmar dos Santos Neves, Djalminha e De Sordi (que também integraram a Seleção de 58), fica aqui registrado que Bellini foi um dos grandes responsáveis por colocar o nosso futebol no mapa. Ele e seus companheiros das Copas de 58 e 62 (e também os atletas da fantástica Seleção de 1970) foram os grandes responsáveis por tornar a nossa Seleção temida pelo seu ataque devastador e admirada pelo seu futebol artístico, algo que, infelizmente, poucos atletas brasileiros da atual geração são capazes de fazer.

Bellini será enterrado em sua cidade natal. Ele tinha 83 anos.

Vai em paz, Capitão. Sua contribuição para o nosso futebol foi muito maior do que qualquer volante brucutu da atual geração ou qualquer dirigente que nunca chutou uma laranja na vida.


Leia mais:

Lance- Campeão do mundo em 58 e 62, Bellini morre aos 83 anos: http://www.lancenet.com.br/futebol/Campeao-mundo-Bellini-morre_0_1105089676.html

Globo Esporte- Capitão da seleção brasileira em 58, Bellini morre na capital paulista: http://globoesporte.globo.com/sp/noticia/2014/03/capitao-da-selecao-brasileira-em-58-bellini-morre-na-capital-paulista.html



Imagem extraída de https://www.facebook.com/CBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário