domingo, 16 de março de 2014

Valeu, Rivaldo!

Imagem extraída do Facebook oficial do Barcelona- https://www.facebook.com/fcbarcelona

Aposentou-se ontem o meia Rivaldo aos 41 anos de idade e 24 de carreira.

O meio-campista teve passagens por clubes de todo o mundo, dos quais destaco o Santa Cruz (seu primeiro time como profissional), Palmeiras (que o projetou para o mundo e onde ele foi campeão brasileiro naquele timaço da parceria Palmeiras-Parmalat), o meu Barcelona (por onde ele ganhou uma Europa League -antiga UEFA League- e foi eleito melhor jogador do mundo em 1999) e o Mogi Mirim (clube do qual o meia é o atual presidente e por onde ele anunciou o fim de sua carreira). Como são-paulino, não posso deixar de pontuar sua passagem pela equipe em 2011, quando demonstrou muita precisão nos passes e visão do jogo apesar da idade, mas o pernambucano foi injustamente condenado ao banco de reservas, provavelmente por ser considerado "muito velho".

Rivaldo disputou duas Copas do Mundo pela nossa Seleção, sendo vice-campeão em 1998 na França e campeão em 2002 no Japão e na Coréia do Sul. Foi titular em ambas as competições, trajando a mítica camisa 10, eternizada por Pelé e Zico.

De infância pobre, Rivaldo teve de superar muitas dificuldades até chegar ao sucesso, como a morte do pai que faleceu por falta de atendimento em um hospital público.

O jogador sempre teve um perfil discreto, contrastando com a extravagância de muitos de seus colegas de seleção. Era muito raro vê-lo fazer comerciais ou ostentando artigos de luxo. Mesmo em campo, Rivaldo se notabilizou muito mais por ajudar seus companheiros do que assumir o protagonismo das jogadas.

A discrição de Rivaldo, contudo, não impediu que ele tivesse um justo reconhecimento em 1999 quando foi agraciado com a Bola de Ouro. A importância do meia em campo era a de ser o cérebro, o organizador, o maestro. A sua função era de deixar os atacantes na cara do gol. Não acho um exagero compará-lo aos grandes "assistentes" dos dias de hoje, como Xavi e Iniesta, jogadores do mesmo Barcelona por onde Rivaldo deixou a sua marca.

Muito obrigado por tudo, Rivaldo! O futebol tem uma grande dívida com você e seu talento! Que seu nome seja lembrado por muitas e muitas gerações!



Imagem extraída do Facebook oficial de Carles Puyol- https://www.facebook.com/puyol5carles


Leia mais:


Lance- Campeão do mundo em 2002, Rivaldo anuncia aposentadoria: 'Chegou ao fim': http://www.lancenet.com.br/futebol/Rivaldo_0_1102089819.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário