quarta-feira, 7 de maio de 2014

Adiós, Pupi

Imagem extraída do Facebook oficial da Internazionale- https://www.facebook.com/InterOfficialPage

Uma das carreiras mais extensas do futebol tem data marcada para terminar. O argentino Javier Zanetti (foto) anunciou que vai pendurar as chuteiras ao término da temporada 2013-14. Foram mais de vinte anos de carreira, sendo 19 deles dedicados à Internazionale -de 1995, quando foi contratado junto ao Banfield, até 2014, quando Pupi anunciou que irá se aposentar.

Versatilidade é a palavra que melhor descreve Zanetti. Ele pode jogar na zaga, nas laterais e também como volante. Nem preciso mencionar que essa característica é sempre muito desejada nos atletas pelos treinadores. Mesmo com mais de 30 anos (completará 41 em agosto), Pupi ainda demonstra uma boa forma física e um desempenho técnico razoável. Ele foi nomeado capitão da equipe em 1999 e comanda o time nos gramados desde então.

Uma carreira tão extensa como a de Javier não poderia deixar de ter conquistas, e foram muitas nesses mais de 20 anos de estrada. Foram cinco Campeonatos Italianos, quatro Coppa Italia, uma Champions League e um Mundial de Clubes. Infelizmente, Pupi nunca teve pela Seleção Argentina o mesmo sucesso obtido nos gramados italianos. O título de maior expressão conquistado por Zanetti pela Albiceleste foi uma medalha de ouro no Pan de 1995. Ele nunca faturou uma Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América ou Copa das Confederações. Uma pena mesmo.

Zanetti, infelizmente, deixará os gramados sem a cereja do bolo. A Internazionale vive uma crise sem precedentes e as recentes campanhas nem de longe lembram os dias de glória dos Nerazzurri. Nem mesmo a vinda de jogadores como Hernanes e Mauro Icardi melhorou a situação da Inter, que não tem mais chances de títulos na temporada e terá de se contentar, no máximo, com uma vaga na Europa League. Um jogador com a importância de Pupi merecia um final de carreira mais digno.

Nada, contudo, ofusca a carreira e a identificação de Zanetti com a Internazionale. Quem sabe o futuro não tenha reservado um destino nobre ao clube e ao seu eterno camisa 4, que deixa os gramados com a sensação de dever cumprido e a certeza de que dias melhores virão, tanto para sua Nerazurra quando para a sua Albiceleste.


Imagem extraída do Facebook oficial da Internazionale- https://www.facebook.com/InterOfficialPage


Leia mais:

ESPN- Zanetti confirma aposentadoria e revela: Kaká grande rival, Ronaldo bom companheiro: http://espn.uol.com.br/noticia/408566_zanetti-confirma-aposentadoria-e-revela-kaka-grande-rival-ronaldo-bom-companheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário