quinta-feira, 1 de maio de 2014

Vinte Anos sem Ayrton

Imagem extraída do Facebook oficial de Ayrton Senna- https://www.facebook.com/oficialayrtonsenna

Ah, como era agradável acordar naquelas manhãs de domingo -às vezes, até nas madrugadas- só para torcer para o nosso Ayrton Senna. Lembro-me como era sagrado reservar o dia de descanso apenas para vê-lo nas pistas em uma época na qual o Brasil não tinha outra referência no esporte senão Ayrton.

Lembro-me como se fosse ontem quando o nosso Ayrton acabara de se transferir para a Williams e não vinha de boa temporada. Foram duas corridas sem sequer chegar à linha de chegada. E na terceira, em Imola, aconteceu aquele acidente que mudaria para sempre o rumo do automobilismo. Isso foi há vinte anos atrás.

Muitos o consideram o melhor piloto de todos os tempos. Mas o que, afinal, o tornava tão especial? O que Senna tinha a mais em relação a Fangio, Prost, Schumacher, Alonso ou Vettel? Não foi o número de títulos, pontos, pole positions, corridas disputadas ou vitórias que o tornaram tão especial. Qualquer um dos outros pilotos mencionados superou Senna em pelo menos um desses quesitos.

Senna era especial porque ele era carismático, tinha empatia com o público, e não apenas com o torcedor brasileiro -no Japão, por exemplo, há um museu em dedicado ao tricampeão. O piloto brasileiro parecia pilotar com o coração o tempo todo e trazia seu espectador junto com ele. Senna realmente era único nas pistas.

Quando ele se foi em 1994, a Fórmula 1 pareceu ter perdido a graça, e não foi apenas porque nenhum outro brasileiro foi campeão desde então. Nunca mais houve nenhum outro piloto como Senna. Eu vi Schumacher, Alonso, Hamilton e Vettel nas pistas. Torci por alguns deles, mas nenhum parecia ter aquela comunicação com o público que o brasileiro possuía. A alegria da Fórmula 1 parecia ter ido embora junto com Ayrton.

Sinto-me abençoado por ter visto Senna correr. Foi um grande privilégio que, infelizmente, os atuais fãs de automobilismo não poderão ter. Assisti a muitos pilotos talentosos, mas nenhum como Senna.

Senna, onde quer que você esteja, saiba que seu legado jamais será esquecido. Suas memórias continuam sendo cultivadas pelos milhões de fãs que você possui no Brasil e no mundo. Passaram-se vinte anos desde a sua partida, mas nunca houve alguém capaz de preencher o vazio que você nos deixou.


Imagem extraída do Facebook oficial de Ayrton Senna- https://www.facebook.com/oficialayrtonsenna







Nenhum comentário:

Postar um comentário