terça-feira, 27 de maio de 2014

O Brasil Já Está Preparado para Vencer. Mas e para Perder?

Imagem extraída de https://www.facebook.com/CBF

É impressionante como torcedores, imprensa e até a comissão técnica da Seleção estão confiantes de que o Brasil se sagrará campeão em 2014. Não parece haver a menor sobre de dúvida de que o hexa já é nosso.

Eu questiono, no entanto, até que ponto esse excesso de confiança ajuda nossa Seleção. Será que todo esse clima de "já ganhou" não pode prejudicar o desempenho de nossos atletas em campo? E se o Brasil, por acaso, não corresponder às expectativas criadas e não conseguir a taça? Como ficarão os milhões de torcedores que têm certeza de que conseguiremos o hexa?

Podemos nos lembrar do episódio de 1950, bastante invocado pelos articulistas que criticam esse excesso de confiança. Na ocasião, havia a certeza absoluta que o Brasil faria valer o mando de campo e derrotaria o Uruguai na final. O ocorrido que ficou conhecido como Maracanazzo foi um dos capítulos mais tristes da história do futebol brasileiro e frustrou milhões de torcedores que estavam certos do triunfo canarinho.

O brasileiro está certo em acreditar em sua seleção, afinal o time voltou a ser respeitada após o sucesso na Copa das Confederações e com o bom trabalho que Felipão tem feito ao resgatar a auto-confiança do time. Mas, ao mesmo tempo, o torcedor, a imprensa e a própria seleção (isso incluindo os cartolas da CBF) precisam se conscientizar de que um campeonato de mata-mata tudo pode acontecer. Não é como em um campeonato de pontos corridos em que os erros podem ser perdoados. Em torneios decididos em uma partida única como a Copa do Mundo o time mais fraco pode estar em um dia melhor que o time mais forte e surpreender. E não importa se foi erro do time ou sorte do adversário: a Seleção pode muito bem tropeçar na Copa do Mundo, a despeito de ter a torcida a seu favor, e frustrar milhões de brasileiros por conta de um pequeno erro ou falha.

O Brasil, por sediar a Copa e por ter um time forte, é candidato ao título e disso não há dúvidas. Mas também será a seleção mais visada pelos rivais junto da Espanha (o atual detentor do título). Nossa seleção terá uma responsabilidade imensa com todo esse favoritismo e por ser o mandante. E essa responsabilidade pode se voltar contra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário