sexta-feira, 9 de maio de 2014

Vamos Levar a Copa do Brasil Mais a Sério?

Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo- https://www.facebook.com/saopaulofc

Há cerca de um mês atrás, publiquei um post aconselhando que os times grandes não subestimassem os pequenos. Assistindo aos jogos da Copa do Brasil, contudo, vejo que as grandes equipes não estão enfrentando seus rivais com seriedade e estão tomando sufoco de muitos times que sequer estão na Série B.

Sempre defendo que quando um adversário é fraco, o negócio é meter gols sem piedade. Deve-se procurar fazer um gol o quanto antes, principalmente quando se joga na casa do adversário: isso deixa o rival ansioso, silencia a torcida adversária e dá mais tranquilidade à equipe. E enquanto o rival ainda sente o baque, o time deve ir pra cima e encher a sacola do adversário sem dó: isso deixa o rival mentalmente abalado, sem forças para reagir e ainda faz os próximos adversários te respeitarem mais.

E o que tenho visto na Copa do Brasil, principalmente nos jogos de ida? Vejo grandes equipes que se permitem equiparar às pequenas, que fazem gols mas oferecem espaço para os rivais jogarem e acabam sofrendo a reação em decorrência disto. Foi assim com o meu São Paulo diante do CRB há duas semanas e com o Palmeiras diante do Sampaio Correia na quarta-feira. Isso sem falar que Tricolor e Verdão não conseguiram eliminar seus jogos de volta na fase anterior diante de CSA e Vilhena, respectivamente. Treinador e jogadores não vivem reclamando da falta de tempo para descansar ou treinar? Façam um esforço para, ao menos, eliminarem as partidas de volta. Vasco, Santos e Fluminense também tropeçaram em suas partidas e tiveram de jogar as partidas de volta na primeira fase.

As vitórias nas partidas de volta, da mesma forma, devem ser celebradas com prudência, e não com euforia. O meu São Paulo goleou na quarta, mas não jogou tão bem assim como muitos alardearam, perdeu um monte de gols e ainda ofereceu espaço para o atacante Tozin jogar. Se não fosse pelo Rogério, era bem capaz do Tricolor ter sido eliminado em pleno Morumbi. E o que dizer do Vasco que só empatou diante do modesto Treze apesar de estar jogando em seus domínios?

Espero que os grandes times façam valer suas tradições e joguem com mais seriedade nas próximas partidas. Subestimar um adversário e dar espaço para ele jogar, por mais fraco que ele seja, pode ser fatal.


Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo- https://www.facebook.com/saopaulofc

Nenhum comentário:

Postar um comentário